Livro prepara jovens para Jornada Mundial da Juventude.
No livro do religioso paulino, DarleiZanonJovens com Cristo: no Caminho da Cruz e da Ressurreição, lançado pela Paulus Editora no Brasil e em Portugal a proposta nasce associada à Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, como preparação dos jovens para este grande evento eclesial.
Ricardo Gomes – Diocese de Campos
Na quarta-feira de cinzas foi iniciada a Quaresma, os 40 dias de preparação para a principal celebração do Ano Litúrgico: a Páscoa do Senhor. É um momento privilegiado para que todos cristãos possam se aproximar de Cristo e do seu Evangelho, vivendo mais intensamente a penitência, a oração e o jejum. Dentre as várias práticas de oração e piedade popular características do tempo da Quaresma, a Via Sacra tem lugar de destaque. Inclusive o Papa reza-a todos os anos, na Sexta-feira Santa, junto a milhares de fiéis reunidos em torno do Coliseu, em Roma.
– A oração da Via Crucis tem longa tradição na Igreja. Suas origens remontam ainda aos tempos apostólicos, quando os cristãos percorriam em peregrinação os lugares santos ligados à vida e à morte de Jesus em Jerusalém. Foi na Idade Média, no entanto, com as Cruzadas, que a prática ganhou força. Das ruas de Jerusalém, a tradição começou a ser difundida pelo mundo, sobretudo pelos frades franciscanos, que passaram a reproduzir com imagens e esculturas em suas capelas o percurso entre o tribunal de Pilatos (onde Jesus foi condenado) até o monte Calvário (onde foi Crucificado). Algum tempo depois, o Papa Bento XIII estendeu o convite a essa prática a todos os fiéis e, em 1731, o Papa Clemente XII estabeleceu definitivamente o número das quatorze estações que conhecemos atualmente. – destacaDarlei.
Menos conhecida e de tradição bem mais recente é a Via Lucis, rezada no tempo da Páscoa. O Caminho da Luz ou da Ressurreição medita 14 momentos ligados ao Cristo Ressuscitado, até o envio do Espírito Santo. No Diretório sobre a Piedade Popular e Liturgia, publicado em 2001, a Santa Sé assim se expressa sobre a Via Lucis: “através dela os fiéis recordam o acontecimento central da fé, a Ressurreição de Cristo, e seu ensinamento de que em virtude do sacramento pascal os cristãos passaram da escuridão do pecado para a brilhante luz da graça”.