Seminaristas participam da Síntese Vocacional antes da Ordenação Diaconal

O Seminário Diocesano Maria Imaculada recebe nesta semana os seminaristas Wanderson, Lucas e Deivison, que estão na etapa formativa da Síntese Vocacional, antes conhecida como estágio pastoral. De acordo com o Reitor, Pe. Alexandre Mothé, desde o início deste ano de 2023, os jovens já residem nas paróquias onde exercerão o futuro ministério diaconal. “Durante o ano estes seminaristas retornam mensalmente ao seminário para um breve encontro de formação”, declarou o Pe. Alexandre. Neste mês de abril, o tema da formação é “Identidade presbiteral”, os jovens contam com a assessoria do vigário-geral Monsenhor Leandro Diniz e da psicóloga Renata Tinoco, além dos formadores Pe. Alexandre e o Pe. Raphael.

A ordenação diaconal dos seminaristas Wanderson e Lucas está marcada para o dia 20 de maio, às 10h, na Paróquia São José do Avahy, em Itaperuna. Já a ordenação de Deivison acontecerá no dia 29 de maio, às 19h, na Paróquia Santa Helena, em Campos.

Toda a vida de Seminário possui caráter formativo e faz parte de um projeto de formação que dinamiza o processo de discernimento vocacional, dando protagonismo à ação do Espírito Santo no formando. A Síntese Vocacional é o momento oportuno para a inserção na vida pastoral, com o espírito de serviço, a exemplo de Jesus Cristo, onde o candidato ao presbiterado é convidado a ser sinal da presença de Deus na vida de cada ser humano. Nesta etapa, que dura 1 ano completo, o seminarista fará experiências pastorais em vista de sua formação missionária: Na primeira experiência, o seminarista será missionário em alguma Diocese da região amazônica, na qual desempenhará os serviços pastorais em sintonia com o plano pastoral diocesano; Na segunda, será designado para uma paróquia da Arquidiocese, para estagiar na secretaria paroquial, aprendendo a administrar com eficiência, competência e ética.