Imagem de Nossa Senhora percorre ruas da Paróquia São Gonçalo

A Semana Santa começou de forma atípica em todo o mundo este ano. Devido a pandemia do coronavírus, o que impede os fiéis de participarem das celebrações na igreja, a fim de evitar aglomerações e a transmissão do vírus, o Domingo de Ramos foi diferente para a comunidade da Paróquia São Gonçalo, em Goitacazes, na baixada campista. A Paróquia promoveu na manhã do último domingo (05/04), uma visita da imagem de Nossa Senhora aos fiéis do distrito de Goitacazes, Parque Real, Vila Romana, além do distrito de Tocos. A iniciativa tem objetivo de aproximar os fiéis do início da Semana Santa. Alguns paroquianos chegaram a enfeitar a frente da casa, por onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida passou, no distrito de Goitacazes, conduzida pelo vigário paroquial Pe. Liomar dos Santos. A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil incentivou os fiéis em todo o país a colocar um ramo de oliveira na porta das casas para comemorar o Domingo de Ramos.

Os fiéis arrumaram a frente das casas com ramos de oliveira e pequenos altares, a espera da passagem da Mãe, um momento de muita fé e emoção. “Neste momento em que estamos isolados e reclusos porque se fez necessário por motivos de saúde pública, sentimos muita falta de estarmos na igreja, apesar de saber que a igreja somos nós! Então, esta benção às famílias pelas ruas de Goitacazes, com o abraço da Mãe, que esteve a todo o momento ao lado de seu Filho Jesus em toda a sua dor, foi muito emocionante para mim, muito mesmo! Preparamos nossas casas e nossos corações para Jesus entrar e fazer morada juntinho a sua mãe! Muito obrigada Paróquia São Gonçalo por esta oportunidade da Igreja (templo) estar pertinho de nós Igreja (fiéis)”, disse a paroquiana Jennifer Barros dos Santos.

No Parque Real, o percurso foi realizado com o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira do bairro. O ícone foi transportado pelo diácono permanente Leandro Lúcio. No distrito de Tocos, a imagem de Nossa Senhora foi conduzida pelo Pe. Alci de Andrade e percorreu as ruas das localidades de Caxias de Tocos, Coqueiro de Tocos e Canto do Rio.

Texto: Camila Siqueira / Ruan Sousa (Pascom São Gonçalo)

Fotos: Pascom São Gonçalo