Bispo de Campos empossa novo padre da Quase-Paróquia Sant’Ana e São Joaquim

A Quase-Paróquia, que agora conta com o segundo administrador paroquial, foi instituída no dia 7 de outubro de 2019, após ser desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes.

Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

O Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, presidiu na noite desta segunda-feira (21/03), a Santa Missa onde o Pe. João Paulo de Souza tomou posse como administrador paroquial da Quase-Paróquia Sant’Ana e São Joaquim, no distrito de Retiro do Muriaé, na cidade de Itaperuna, noroeste fluminense. A celebração contou com a participação de vários sacerdotes da Diocese como o Pe. Crimário Verdam, o Pe. Rogério Cabral, vigário forâneo, além dos sacerdotes da Forania de Natividade.

Segundo o Bispo Diocesano Dom Roberto Francisco, a mudança foi provocada pela saída do Pe. José Carlos, que estava cedido à Diocese de Campos, após um convênio de três anos com a Diocese de Teixeira de Freitas, ao qual o sacerdote retornou as atividades. “O que se espera do Pe. João Paulo é que ele possa dar continuidade a renovação as pastorais que foram feitas, além de ampliar as que já existem. Consolidar uma maturidade para ser erigida como Paróquia. Que tenha uma presença missionária, pois é uma área evangelizadora. É um padre jovem, tem muito a dar no seu ministério, tem uma capacidade de comunicação bastante grande, dinâmica e vai alcançar facilmente a população, casais jovens, mas o sacerdote deve integrar a todos”, afirmou Dom Roberto.

De acordo com o Pe. Rogério Cabral, no último dia 15 de março, o Pe. João Paulo foi acolhido na forania, em reunião na cidade de Natividade. Durante o encontro os sacerdotes puderam acolhê-lo. Também nesse encontro o Pe. Janvier Kataka foi acolhido como vigário da Paróquia Santuário de Nossa Senhora da Natividade, no município de Natividade. “Nossa Forania se alegra muito com a chegada do Pe. João Paulo De Souza, como Administrador Paroquial da Quase Paróquia de Santana e São Joaquim, nossos votos são de que ele seja muito feliz nessa nova missão, para o crescimento da comunidade e também para a vida Sacerdotal do Padre. Que o Pe. João Paulo seja muito feliz e possa florescer, sendo um padre Sinodal caminhando junto na forania e com toda a Diocese de Campos”, mencionou o Pe. Rogério.

A Quase-Paróquia foi instituída no dia 7 de outubro de 2019, após ser desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes. Durante a celebração Pe. José Carlos tomou posse como o primeiro administrador paroquial. “Quero aproveitar também a oportunidade para destacar o trabalho do Pe. José Carlos Fernandes, que foi o primeiro Pároco, antecessor do Pe. João Paulo, destaco o trabalho espiritual e material frente à Quase Paróquia de Retiro. O trabalho do Pe. José Carlos,  foi fundamental e hoje ele retornou para sua diocese de origem Teixeira de Freitas, de maneira que deixo minha gratidão à ele e ao povo querido de Retiro que lutou junto com o Padre. Ontem, Dom Roberto Francisco falou do papel do padre que cuida da comunidade e é o primeiro a puxar a fila da evangelização, eu gostaria de acrescentar que o Povo Santo de Deus, também deve cuidar do seu padre, amá-lo, ajudá-lo, animá-lo, para que Pastor e Rebanho possam crescer. A Comunidade de Retiro é uma comunidade muito querida”, finalizou o vigário forâneo Pe. Rogério.

O que é uma Quase-paróquia?

É uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica confiada a um sacerdote como pastor próprio, a qual, em virtude de razões peculiares (como por exemplo, a falta de igreja), ainda não foi erigida em paróquia. Para a maioria dos efeitos equipara-se à paróquia” (cf. CDC 516). Uma diferença essencial é que a Paróquia tem um caráter estável e a Quase-Paróquia é provisional. Entre as circunstâncias peculiares mais comuns que justificam a ereção da Quase-Paróquia são: carência de meios (recurso financeiro) matérias suficientes que sustentem vida pastoral, a falta de infraestrutura para acolher um sacerdote, os conflitos com as autoridades civis, o número razoável de fiéis entre outros.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *