Paróquia de SFI promove curso de formação sobre sinodalidade
Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)
Fotos: Pascom Paróquia São Francisco de Paula
A Paróquia São Francisco de Paula, no município de São Francisco de Itabapoana, promoveu nesta semana um encontro de formação paroquial, entre os dias 23 a 25 de outubro, que envolveu todas as comunidades paroquiais. O encontro contou com a participação de mais de 300 fiéis. A formação teve como palestrante o Pe. Allexsandro Martins, que é mestrando em Teologia pela PUC Rio, administrador paroquial da Paróquia São Jerônimo, em Coelho Neto, além de assistente Eclesiástico da Comissão Arquidiocesana do Rio de Pastoral da Iniciação Cristã e Promotor Vocacional no Vicariato Episcopal Anchieta. O curso teve como tema a “Sinodalidade da Igreja – Caminhar Juntos Como Povo de Deus”, com objetivo de trabalhar nos fiéis a proposta do Papa Francisco, discutido no sínodo dos bispos, que aconteceu em Roma. “Através do Sínodo, a Igreja se reúne para escutar a voz do outro e, sobretudo, a voz de Deus acerca de determinado tema”, afirmou padre Allexsandro.
Os encontros foram promovidos no auditório do Colégio Estadual São Francisco de Paula, contou uma estrutura especial para acolher os participantes, inclusive com a presença de fiéis da paróquia irmã Imaculada Conceição e São Sebastião, do distrito de Barra do Itabapoana. “Foi um curso muito proveitoso, com três dias de profunda reflexão com os fiéis, mostrando e explicando a sinodalidade e a participação de todos na vida comunitária”, declarou o vigário paroquial Pe. Adriano Soares.
De acordo com o pároco Pe. Luciano Gomes, o encontro teve como objetivo unir os corações ao Papa Francisco, e ao Bispo Dom Roberto Francisco no grande convite que Deus fez para viver a sinodalidade. “Caminharmos juntos para cuidarmos desta casa comum, que é o nosso mundo. O Pe. Alexsandro muito nos ensinou, esperamos colher os frutos desses ensinamentos. Teremos outros cursos no próximo ano, no primeiro semestre e no segundo semestre de 2024. Queremos agradecer o apoio de todos e também o apoio da mídia católica”, afirmou o Pe. Luciano.