Fórum Social debate Políticas Públicas voltadas a questão ambiental
Será realizo no próximo domingo (19/08), na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Itaperuna, o II Fórum Social Católico com as seguintes abordagens temáticas: Meio Ambiente, destacando a coleta seletiva e a conclusão das obras inacabadas. O debate promovido pelo CNLB – Diocese de Campos em parceria com a Pastoral da Cidadania tem como base a Campanha da Fraternidade e Políticas Públicas.
De acordo com Diácono Francelino da Silva Júnior, um dos responsáveis pelo evento. Neste II Fórum será debatida a situação do Saneamento Básico em Itaperuna e as possíveis soluções, no tocante a Esgoto Sanitário e Destinação de Resíduos Sólidos. Com relação aos Resíduos Sólidos, desde 2016, quando a Campanha da Fraternidade tratou deste tema, tem havido uma intensa mobilização comunitária, no que se refere ao tratamento dos Resíduos no Lixão e na implantação da Coleta Seletiva Solidária que contribui para diminuição do volume de Resíduos descartados no “Lixão da Cidade”.
Inclusive já é possível notar uma pequena melhoria no volume e tratamento dos Resíduos no lixão, quando se compara a foto do Lixão em 2016 e agora em 2019. Um dos objetivos do Fórum é intensificar a Coleta Seletiva com maior entrosamento e participação da população, das entidades da sociedade civil, Igrejas e Poder Público. Pretende-se também apresentar alternativas para a destinação final dos Resíduos não Recicláveis.
– A situação do Esgoto Sanitário é dramática em Itaperuna, pois 100% do esgoto é lançado “in natura” no Rio Muriaé e nos valões que cortam a cidade. Os valões já estão mortos e o Rio Muriaé morrerá em breve se não iniciarmos o tratamento do esgoto da cidade, vide fotos de um dos valões e foto do encontro das águas do valão com o rio. A solução é a conclusão das obras do Sistema de Coleta e Tratamento de Esgotos que foram paralisadas pela Secretaria de Obras do Estado, após grandes investimentos de recursos dos impostos do povo, conforme pode ser visto na foto das obras da Estação de Tratamento. Por isso também é objetivo do Fórum sensibilizar a população e o Poder Público nos níveis municipal, estadual e federal para a urgência na conclusão destas obras. Com a união de cristãos católicos, cristãos de outras denominações cristãs e de pessoas de boa vontade da sociedade em geral podemos construir “Políticas Públicas” que contribuam para o Bem Comum para que “Todos tem vida em abundância” (Jo10,10). – informa o Diácono Francilino.
Texto: Ricardo Gomes (Comunicação Diocese de Campos)