Diocese de Campos encerra Semana Nacional das Famílias com Caminhada

A Diocese de Campos promoveu nas 66 paróquias pertencentes à Igreja Particular, a Semana Nacional da Família. Durante toda a semana foram realizadas palestras e Missas para abordar a importância da família. O grande apreço da Igreja pela instituição natural da família e pela necessidade de ser cuidada, a partir da fé em Jesus Cristo, os esposos cristãos recebem o Sacramento do Matrimônio, como sinal sacramental, isto é o amor que Cristo tem pela Igreja.

Em entrevista divulgada nas redes sociais, a Web Rádio do Santíssimo Salvador, o bispo diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, promoveu um bate papo sobre a importância da família na sociedade. Durante a entrevista, conduzida pelo diácono permanente Leandro Lúcio, o bispo de Campos enfatizou a importância do trabalho da Pastoral Familiar na Igreja. “Vinte cinco anos já se passaram e nós vemos uma maturidade na Pastoral Familiar. Um fortalecimento, também um desmoronamento do grupo familiar e uma fragmentação. Mas também que a Pastoral Familiar realmente está mais a serviço do grupo familiar e não tanto do matrimônio. Está atendendo a toda a problemática familiar, principalmente ajudando as famílias que sofrem, ou em uma situação diferenciada, que causam distanciamento e separação”, afirmou Dom Roberto.

“Às vezes o que causa a ruptura dos vínculos é o estranhamento, o isolamento e o individualismo. A família não pode ir atrás de projetos individualistas”, afirma Dom Roberto.

“A família, como vai?”, o questionamento conduz a Semana Nacional da Família que termina neste sábado (17/08), no Brasil. Para o assessor nacional da Comissão da CNBB, Pe. Jorge Alves Filho, a pergunta continua sendo “também para a Igreja um desafio não só por causa da complexidade que responder ela envolve, mas principalmente porque também o mundo parece esperar a resposta para ajudá-lo a não ferir mais a própria família que, não deixou de ser a célula da sociedade”.

Neste sábado (17/08), a Diocese de Campos promove a Caminhada da Família. A concentração começa às 15h na Igreja São Benedito, no Centro de Campos. Em seguida os fiéis farão caminhada até a Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador, quando será celebrada a Santa Missa, presidida por Dom Roberto.

“Penso que apesar destes aspectos de incompreensão ou de crise, a família cresceu em compreender-se como uma comunidade de afeto e relacionamentos. Não se perdem as funções. Às vezes o que causa a ruptura dos vínculos é o estranhamento, o isolamento e o individualismo. A família não pode ir atrás de projetos individualistas, do egoísmo a dois, do casal fechado a não ter filhos ou apenas cuidar dos filhos”, enfatizou o bispo Dom Roberto, em entrevista nas redes sociais.

– Semana Nacional da Família desde 92

A indicação não vem apenas do Pontífice, mas da Igreja no Brasil que direciona o tema para a Semana Nacional da Família que termina neste sábado (17/08). O evento anual, que acontece desde 1992 sempre no mês vocacional, é promovido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB.

Texto: Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

Com informações Vatican News