Paroquia Nossa Senhora das Graças, em Baixa Grande, comemora 70 anos da Matriz Paroquial
A Matriz Paroquial de Nossa Senhora das Graças, na localidade de Baixa Grande, está completando 70 anos de construção. Um legado do Monge Beneditino Dom Bonifácio Plum. O projeto do Pe. Carlos Augusto Duncan, atual administrador paroquial, é a ampliação da igreja, no entanto, preservando a fachada original. A programação festiva aberta com novenário na segunda-feira (18/11) prossegue com programação até dia 27 com missas.
Moradores mais antigos recordam da presença do monge que veio para Campos onde construiu um legado de fé e de cultura. Respeitado por todos os seguimentos da sociedade campista, é lembrado por suas obras na educação, deixando como marco a construção do Colégio Cenecista Santa Teresinha, atualmente municipalizado. Educandário responsável pela formação de gerações de professores. Na cultura foi um grande incentivador da música e do esporte e na religião além da construção das torres da igreja de Santo Amaro foi o construtor da Igreja de Nossa Senhora das Graças atual matriz paroquial.
– Recordo as palavras de Milton Neves que acompanhou de perto a campanha para a construção da igreja dedicada a Nossa Senhora das Graças. Uma construção que reuniu em Baixa Grande, lideranças católicas de toda a região e uma luta que foi realizada com sacrifícios. Uma igreja que por décadas teve grandes lideranças que ajudaram a construir um legado de fé. Citaria a catequista Maria da Conceição, carinhosamente conhecida como Mariazinha ou Tia Bahica. Recordações que ficam gravadas nos corações e na História. – destaca Ricardo Gomes.
Linda recordação: Parabéns! Me lembro, minha mãe era zeladora e me levava desde pequeno às missas daí passei a ser coroinha ajudando nas missas celebradas por Dom Bonifácio e os padres do mosteiro de São Bento. Depois com uns 10 anos comecei a cantar os casamentos, acompanhado por Dona Lilica.