Bispo de Campos integra novo Grupo de trabalho na CNBB
Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, Bispo Diocesano de Campos (RJ) integra o Grupo de Trabalho (GT) Pacto pela Vida e pelo Brasil. O Grupo de Trabalho é uma instância que irá dinamizar as ações do compromisso assumido no dia 7 abril deste ano pela CNBB e outras entidades diante da pandemia do novo coronavírus.
Ricardo Gomes – Diocese de Campos
O Bispo Diocesano de Campos (RJ), Dom Roberto Francisco integra o Grupo de Trabalho Pacto pela Vida e pelo Brasil para programar ações diante da Pandemia. E com a definição de metodologia e no o avanço nas propostas que defendem o pacto e o fortalecimento de um grande diálogo social pela vida e pelo Brasil. Participam do Grupo que é presidido pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife e presidente da Comissão Regional Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB NE2, dom Limacêdo Antonio da Silva.
Motivadas pelo contexto da pandemia do novo Coronavírus, as entidades signatárias do Pacto pela Vida e pelo Brasil buscaram uma ação propositiva para a “grave crise” enfrentada pelo Brasil – sanitária, econômica, social e política. O Pacto afirma que a realidade exige de todos, especialmente de governantes e representantes do povo, o exercício de uma cidadania guiada pelos princípios da solidariedade e da dignidade humana, assentada no diálogo maduro, corresponsável, na busca de soluções conjuntas para o bem comum, particularmente dos mais pobres e vulneráveis.
Nesta quinta feira (26), das 9h às 11h30 acontece reunião on-line entre os cinco bispos nomeados e a Comissão para a Ação Sociotransformadora da CNBB. Um de seus papeis é procurar fortalecer a articulação das entidades signatárias do Pacto e as mais de 100 organizações que aderiram a ele e com os princípios que defende.
O documento propõe ainda que entre em cena no Brasil “o coro dos lúcidos, fazendo valer a opção por escolhas científicas, políticas e modelos sociais que coloquem o mundo e a nossa sociedade em um tempo, de fato, novo”. O Pacto foi assumido inicialmente por quatro organizações e assinado por mais de 100 organizações brasileiras.
– Foi nomeado pela Presidência da CNBB o GT sobre o Pacto pela Vida e pelo Brasil. Vai ser dirigida por Dom Guilherme Werlang e contra com outros quatro bispos integrando as cinco regiões do Brasil. Sua finalidade e articular junto às Pastorais Sociais o diálogo e acaminhamento de atividades, ações e eventos que venham ao encontro da salvaguarda da Democracia, dos direitos sociais, da Saúde Pública com a defesa do SUS, e ir viabilizando numa agenda de valores e consensos com as entidades signatárias e os movimentos populares um projeto de Nação focalizado num desenvolvimento integral, solidário, sustentável e inclusivo. – destaca Dom Roberto.
O Grupo de Trabalho Pacto pela Vida e pelo Brasil tem os seguintes membros:
Centro Oeste – Dom Neri José Tondello, bispo de Juína (MT)
Leste – Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, bispo de Campos dos Goytacazes (RJ)
Nordeste – Dom Limacêdo Antônio da Silva, bispo auxiliar de Olinda e Recife (PE)
Norte – Dom Mário Antônio da Silva, bispo de Roraima e segundo vice-presidente da CNBB
Sul – Dom Guilherme Antônio Werlang, bispo de Lages (SC), presidente do GT