A Paróquia São Fidélis de Sigmaringa será elevada à categoria de Santuário Diocesano no dia 24 de abril

O ano de 2022 será de muitas comemorações para a nossa paróquia, mas temos que compreender que o maior presente que temos é o exemplo de fé e devoção de São Fidélis e que este deve nos guiar dia a dia na caminhada rumo ao céu.”, afirmou o pároco Pe. Marco Antônio.

Adriano Serra (Pascom São Fidélis)

A cidade de São Fidélis está em festa. O mês de abril estará repleto de datas emblemáticas para o município e para a Igreja Católica na cidade. Os fidelenses vão comemorar os 400 anos do martírio de São Fidélis, 213 anos de construção da Igreja Matriz e 240 anos de realização da tradicional festa do padroeiro.

Por ocasião de datas tão importantes, a Diocese de Campos dos Goytacazes agraciou a Paróquia com a elevação à Santuário Diocesano. A cerimônia será realizada no dia 24 de abril de 2022, às 10h, na Igreja Matriz de São Fidélis, durante a missa solene do padroeiro, celebrada pelo Bispo Dom Roberto Francisco.

“O ano de 2022 será de muitas comemorações para a nossa paróquia, mas temos que compreender que o maior presente que temos é o exemplo de fé e devoção de São Fidélis e que este deve nos guiar dia a dia na caminhada rumo ao céu.”, afirmou o pároco, padre Marco Antônio Soares, durante o anúncio da elevação à comunidade paroquial, ressaltando, ainda, a felicidade de participar deste momento tão importante para a Paróquia.

No dia 23 de abril, um dia antes da festa do padroeiro, a cidade comemorará os 213 anos de construção da Igreja Matriz de São Fidélis. O templo possui estilo arquitetônico eclético e conta com traços barrocos, neoclássicos e românticos de tal relevância que levaram ao tombamento como patrimônio histórico pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – INEPAC em 2002.

A festa de São Fidélis sempre foi um marco importante no calendário de eventos do interior do estado. Realizada pela primeira vez em 1782, a celebração completará neste abril240 anos de realização. Os freis Ângelo de Lucca e Victório de Cambiasca celebraram a primeira festa em honra a São Fidélis já no ano seguinte à fundação do aldeamento. Sendo assim, a festa de São Fidélis é a festa religiosa mais antiga da região.

São Fidélis nasceu na cidade de Sigmaringa, na Alemanha, em 1577. Conhecido como advogado dos pobres, o então Frei Fidélis foi um capuchinho que dedicou sua vida a propagação do Evangelho de Jesus. Por conta desta postura, foi perseguido e morto, aos 45 anos, por calvinistas logo depois de celebrar sua última missa, em 24 de abril de 1622.

A Igreja Católica em São Fidélis celebra o martírio de seu padroeiro, considerando-o exemplo de vida, devoção e coragem, rogando a Deus que nos fortaleça na fé para que possamos seguir os passos de uma vida dedicada ao próximo e ao Senhor.