Amor pelos pobres de irmã Dulce nascia do amor a Deus, afirma cardeal Giovanni Becciu

Em visita ao Brasil para participar do II Congresso de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos da Santa Sé, cardeal Giovanni Angelo Becciu, falou sobre o exemplo da nova santa brasileira.

Becciu recorda a entrega aos mais necessitados, aos enfermos e o impressionante fato de transformar o galinheiro do convento em enfermaria como manifestações desse cuidado. “Isto significa que o amor para os pobres nascia do amor a Deus. O que ama a Deus não pode fechar-se a si mesmo”, afirmou.

Também ganha relevo o sofrimento físico que acompanhava irmã Dulce. “Ela viveu com grande amor e serenidade esse sofrimento de onde apareceram suas virtudes heroicas de fé, de esperança e de amor. Mesmo com esse seu sofrimento, estava sempre aberta a escutar o sofrimento dos outros”, comenta o cardeal.

Na exortação apostólica sobre o chamado à santidade, o Papa Francisco recorda que nos processos de beatificação e canonização, “tomam-se em consideração os sinais de heroicidade na prática das virtudes, o sacrifício da vida no martírio e também os casos em que se verificou um oferecimento da própria vida pelos outros, mantido até à morte”. E continua o Papa: “Esta doação manifesta uma imitação exemplar de Cristo, e é digna da admiração dos fiéis”.

Ainda sobre irmã Dulce, o cardeal ainda destacou a multidão de pessoas pobres que acompanhou os funerais da futura santa: “porque percebia esse amor que tinha para os mais necessitados”.

Sobre a relação deste chamado à santidade com a marcante desigualdade social do país, o purpurado recorda o pontífice: “O Papa Francisco diz que a verdadeira misericórdia é comprometer-se a lutar contra as desigualdades sociais, porque não podes fechar os olhos diante do sofrimento dos seus irmãos. Deves comprometer-se”.

Colaborou Juliano Rigatti, arquidiocese de Porto Alegre

Foto: Magnus Regis

Fonte www.cnbb.org.br

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *