Arautos do Evangelho inauguram Presépio com luzes, som e movimento no Centro de Formação

O Centro de Formação dos Arautos do Evangelho, em Campos, inaugurou no sábado (30/11), o Presépio para apresentação a toda a comunidade campista, assim como para os fiéis da Diocese de Campos. As sessões, que têm duração de 25 minutos, acontecem aos sábados, domingos e feriados, das 14 às 19h, e reúnem um espetáculo de sons e luzes, as imagens e peças realizam movimentos, que facilitam a contemplação da história do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.

De acordo com o padre responsável pela Comunidade dos Arautos, o Pe. João Carlos Gomes Barroso, EP, as visita e caravanas em grupo podem ser agendadas para dias e horários diferenciados. “Nós estamos abertos para todos assistam ao presépio com fé e, pela intercessão de Nossa Senhora, tenham uma ótima preparação para receberem as graças do Santo Natal!”, afirmou Pe. João Carlos.

O Centro de Formação dos Arautos do Evangelho funciona na Rua Pedro Maciel Netto, 242, no Parque Residencial Santo Antônio. As reservas devem ser solicitadas através dos telefones (22) 2735.6577, 3233.2964, 998.654.748 ou e-mail: [email protected].

História – O presépio deve ser montado no 1º domingo do Advento e desmontado no dia 6 de janeiro, data em que a Igreja celebra a Solenidade da Epifania do Senhor. O termo vem do latim Praesaepe, que significa estrebaria ou curral. A presença do Menino Jesus no estábulo demonstra a grandeza de Deus representada na fragilidade de uma criança.

A origem da montagem de Presépios está em São Francisco de Assis no ano de 1223, na pequenina cidade de Greccio, no centro-sul da Itália. Foi um modo didático encontrado pelo santo para explicar o mistério da Encarnação, Paixão e morte do Salvador. Na época, a Igreja não permitia a realização de representações litúrgicas nas paróquias, mas São Francisco pediu a dispensa da proibição, para relembrar ao povo a natividade de Jesus Cristo. No Brasil, a cena do presépio foi apresentada pela primeira vez aos índios e colonos portugueses em 1552, por iniciativa do padre José de Anchieta.

Edição: Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

Com informações José Henrique Aguiar (Arautos do Evangelho)

1 Comentário

1. Os presépios dos Arautos são fabulosos. Na minha cidade, onde lamentavelmente não há mais a casa deles, as pessoas até hoje comentam sobre o presépio.