Diocese de Campos promove triênio de abertura do centenário

Teve início, na tarde deste domingo (01/12), a abertura do triênio em preparação ao Centenário da Diocese de Campos. O evento, que foi realizado no Colégio Salesiano, contou com a participação maciça dos sacerdotes, diáconos permanentes, seminaristas, delegações dos movimentos e pastorais, e a presença do bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianey, Dom Fernando Arêas Rifan. No encontro foi apresentado um plano pastoral de um processo que vai perdurar até 2022. Aprovação do plano deixa um legado do triênio. O evento começou às 14h, contou com louvor, apresentação histórica da diocese, adoração e exposição do Santíssimo Sacramento e o terminou com a Santa Missa.

Durante a homilia da Santa Missa, o bispo diocesano de Campos Dom Roberto Francisco, enfatizou a importância dos festejos, relacionando que o centenário nos propõe a nos colocar a caminho de uma reflexão e evangelização mais profunda. “O evento de abertura e lançamento do Triênio de preparação do Centenário foi uma verdadeira mobilização da Igreja Diocesana despertando o sentido de pertencimento e comunhão e avivando a memória e a consciência eclesial e missionária”, afirmou Dom Roberto Francisco.

Ainda durante a reflexão, Dom Roberto enfatizou que o centenário nos mostra que cada geração precisa ser evangelizada, mas que não se pode pensar que ‘receitas antigas’ ainda podem ser aplicadas, a implementação das redes sociais e da internet precisa ter uma presença mais significativa. “Nossa Diocese superando a rachadura do cisma, mostra para o Brasil e para o mundo a necessidade do diálogo da partilha e do respeito ao verdadeiro pluralismo para o bem comum eclesial e denunciar comportamentos intolerantes e discriminatórios que dividem e semeiam o ódio”, concluiu o bispo diocesano.

Texto: Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

Fotos: José Henrique Aguiar / Pascom Ururaí / Pe. Crimário Verdan

Assista a homilia do bispo diocesano Dom Roberto Francisco.