Baixada Campista: Goitacazes celebrou o Santo padroeiro São Gonçalo

Fotos: Fátima Luna (Pascom São Gonçalo)

A baixada campista celebrou neste mês de setembro mais um Santo Padroeiro. A devoção ao beato Gonçalo do Amarante, padroeiro do distrito de Goitacazes, teve início no último dia 07 de setembro, finalizou no dia 18 de setembro, com uma programação especial. A 149ª Festa de São Gonçalo do Amarante contou com a participação de vários sacerdotes da Diocese de Campos, como Pe. Thiago Linhares, Pe. Gustavo Ribeiro, Monsenhor Leandro Diniz, Pe. Gilson Mota, Pe. Moisés Torres, Pe. Max Barreto, Pe. Dênison Martins, Pe. Fabiano Goulart, Pe. Alfredo Rosa e o Pe. Fabiano Ferreira.

A Paróquia, a maior em extensão e número de fiéis da baixada campista, teve o ponto alto da festa o dia 16 de setembro, dia do padroeiro, mas a programação prossegue até no final de semana. Na edição deste ano de 2022, o novo pároco Pe. Fabiano Ferreira quis uma programação diversificada. “Eu quero agradecer a todas as pessoas que trabalharam neste novenário. Nunca tinha pensado em estar na Paróquia São Gonçalo, neste ano de 2022. Mas fico muito confortável nesta paróquia, já conheço as pessoas da baixada. Estou e sou da baixada, e a Paróquia me acolheu muito bem. Sou grato a Deus por esse acolhimento, por todos que participaram com muita dedicação e empenho para que este festejo acontecesse”, declarou o Pe. Fabiano.

De acordo com o sacerdote o novenário foi uma oportunidade de confraternização e partilha, após o período de pandemia. “Quantas pessoas gostaríamos que estivessem conosco neste momento. Eram pessoas que caminhavam na Igreja, que sentimos falta. Então, com as flexibilizações podemos confraternizar, sorrir, rezar junto então foi um momento para as famílias”, finalizou o pároco.

A programação contou com o apoio da Prefeitura de Campos, que cedeu palco e shows para a festa. No dia 16 de setembro o Pe. Max e Banda animaram os fiéis. No dia 18 de setembro, se apresentou o cantor Apollo Ramidan, já no último dia, a festa ficou por conta da Banda Só por Ti. Segundo o Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, São Gonçalo do Amarante nos lembra na icnografia que era um construtor de pontes. “Atualmente o Papa Francisco nos fala muito sobre ser um elo com os irmãos, para gerar a cultura do encontro. São Gonçalo também é representado por um bandolim, no catolicismo mineiro, ele era o mestre da alegria. O Papa Francisco nos fala na Evangelii Gaudium, sobre a alegria de comunicar, de ser povo, família e evangelizar. Alegria é uma virtude cristã irrenunciável, pois é a marca do verdadeiro cristão”, afirmou Dom Roberto.

História – A Igreja Matriz de São Gonçalo existe desde 1863, porém a precede, sendo datada de 1763. Por causa de sua idade e estrutura, esse é sem dúvidas um dos mais importantes templos do Circuito Religioso. Fundada por um devoto de São Gonçalo, cujo nome se perdeu na história, foi elevada à capela curada em 1722, mas foi somente no século XIX que a construção ganhou volume e forma no estilo neoclássico. A Igreja de São Gonçalo deu nome à freguesia que antecedeu a criação do distrito de Goitacazes. A Paróquia de São Gonçalo foi fundada em 11 de setembro de 1763. O primeiro vigário foi o Padre Francisco Rodrigues de Aguiar.

“As freguesias são partes constantes do território da Villa de São Salvador dos Campos dos Goytacazes, e a Freguesia de São Gonçalo tem seu destaque na história campista pelos relatos da ocupação indígena e também pela concentração de engenhos e posteriores usinas de beneficiamento de cana-de-açúcar sendo a principal atividade econômica estabelecida no Brasil colonial entre os séculos XVIII e XIX”, comentou a historiadora Larissa Manhães.

A paróquia foi tombada pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Campos em 2012 e pode ser considerada uma das primeiras construções da Villa de São Salvador. A paróquia atualmente é responsável por 16 capelas.