Bispo de Campos abre programação do Novenário da Paróquia Santuário Nossa Senhora da Natividade

Nesta sexta-feira (30/08), os fiéis do município de Natividade, na região noroeste fluminense, iniciam as festividades da padroeira a Senhora da Natividade. Uma programação especial foi montada pela Paróquia Santuário de Nossa Senhora da Natividade para os fiéis, devotos e paroquianos. A novena terá início com a nesta sexta-feira (30/08), com a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco, que marca o início do novenário. Dentro da programação outros sacerdotes irão celebrar como Pe. Fabrício dos Reis, Pe. Alexandre Mothé, Pe. Gilmar, Dom Fernando Rifan, dentre outros sacerdotes.

“Neste novenário, movidos pelo mistério do seu nascimento, tenhamos na mente e no coração, iluminando nossas preces, a oração coleta da Missa do seu dia, para nos impulsionar no clamor ao Pai por nós, seus servos, a fim de que esta festa nos conceda os tesouros da graça e aumente em nós a paz divina… isto é tudo o que nos basta nesta vida! Se temos os tesouros da graça… se temos a paz… então temos tudo”, afirmou uma mensagem do pároco Pe. João Genes, destinada aos paroquianos.

Histórico Paróquia – Fundada em 1845 no coração da cidade, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Natividade foi elevada à categoria de Santuário Diocesano em 2003. A porta principal, talhada em madeira maciça de cedro-magno. Posta em um pequeno altar, a imagem em madeira entalhada de Nossa Senhora da Natividade data do século XIX e é original da Espanha.

Festa da Natividade – A festa da Natividade de Nossa Senhora originou-se em Jerusalém. A primeira celebração em honra a Nossa Senhora da Natividade foi realizada no século V como festa da Basílica “Sanctae Mariae ubi nata est”, que é conhecida nos dias atuais como Basílica de Santa Ana. No século VII, o nascimento da Bem-Aventurada Virgem Maria já era celebrado pelas igrejas bizantina e romana. A celebração foi adicionada ao calendário tridentino como dia 8 de Setembro, data que permanece até os dias atuais.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO SOLENE NOVENÁRIO E FESTA DA PADROEIRA – NOSSA SENHORA DA NATIVIDADE

Dia 30/08: sexta-feira (Abertura)

Exmo. Revmo. Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz – Bispo Diocesano de Campos

Dia 31/08: sábado (2° Dia do Novenário)

Revmo. Padre Elias Cruz de Oliveira – Vigário do Santuário

Dia 01/09: domingo (3° Dia do Novenário)

Revmo. Padre João Genes Rodrigues de Andrade – Pároco do Santuário

Dia 02/09: segunda-feira (4° Dia do Novenário)

Revmo. Padre Fabrício dos Reis Menengate – Pároco da Paróquia Nsa. Sra. das Dores – Campos

Dia 03/09: terça-feira (5° Dia do Novenário)

Revmo. Padre Alexandre Rodrigues Mothé (Reitor do Seminário) e Revmo. Padre Raphael Ferreira (Vice-Reitor do Seminário) com a presença dos seminaristas

Dia 04/09: quarta-feira (6° Dia do Novenário)

Revmo. Monsenhor Leandro Moraes Diniz – Pároco da Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador – Campos

Dia 05/09: quinta-feira (7° Dia do Novenário)

Revmo. Padre Gilmar dos Prazeres Silva – Pároco da Paróquia Sto. Antônio – Porciúncula

Dia 06/09: sexta-feira (8° Dia do Novenário)

Exmo. Revmo. Dom Fernando Arêas Rifan – Bispo da Admin. Apos. São João Maria Vianney

Dia 07/09: sábado (9° Dia do Novenário)

Revmo. Padre João Genes Rodrigues de Andrade – Pároco do Santuário

DIA 08/09: DOMINGO (DIA DA PADROEIRA – SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA DA NATIVIDADE)

10h: Solene Celebração Eucarística em Ação de Graças pelos Vigésimo Primeiro Aniversário da Dedicação e Ereção Canônica do Santuário Diocesano Nossa Senhora da Natividade, presidida pelo Padre Elias Cruz de Oliveira – Vigário do Santuário

18h: Solene Procissão com a imagem da Padroeira da Cidade, Nossa Senhora da Natividade, saindo da Igreja Nossa Senhora das Graças, em direção ao Santuário Diocesano.

19h: Solene Celebração Eucarística em honra à Natividade de Nossa Senhora, presidida pelo Pároco do Santuário – Revmo. Padre João Genes Rodrigues de Andrade e Concelebrada pelo Padre Marco Antônio Assunção, da Igreja Nsa. Sra. das Graças; seguida da Coroação da Imagem de nossa Padroeira.

21h: Show no palanque oficial com Luciano de Pinho e Luan Rodrigues.