Bispo de Campos dá posse de pároco aos padres das Paróquias São Gonçalo e Nossa Senhora das Graças

O Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco presidiu nos dias 07 e 08 de agosto, as Missas com o Rito de Posse Canônica do Pe. Fabiano Goulart, como pároco da Paróquia São Gonçalo. Também tomou posse o Pe. Fabiano Ferreira, como pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, na localidade de Baixa Grande, na baixada campista. As celebrações contaram com um grande número de fiéis leigos e do clero diocesano.

De acordo com o Pe. Fabiano Goulart, ele vem com grande alegria, com grande esperança, que quando nós assumimos um compromisso, uma missão, sobretudo, confiado a nós, através do pastor, o bispo. “É sempre uma expectativa, um coração cheio de esperança para que a gente possa realizar aquilo que, de fato, Deus espera de nós. Realmente é uma das principais paróquias da baixada campista, tenho consciência dos desafios e de tudo aquilo que Deus, de fato, espera de mim. Não somente a minha entrega, doação nessa paróquia, mas também confio, em toda a comunidade paroquial chegando comigo, se empenhando para que nós possamos fazer um trabalho que seja, de fato, da altura da Paróquia de São Gonçalo”, afirmou o Pe. Fabiano Goulart.

O diácono Leandro Lúcio esteve presente na celebração e desejou boa sorte ao sacerdote. “Seguiremos caminhando na unidade do Corpo Místico de Cristo Jesus, Nosso Senhor, para que a cada passo dado, mais almas se aproximem e façam parte do Reino de Deus”, declarou o diácono Leandro Lúcio.

“A gente entende que, na atualidade, sobretudo, a eclesiologia do Papa Francisco, é que nós possamos caminhar juntos, e seja, de fato, uma Igreja. Que os fiéis compreendam que aquele que é o protagonista de toda a obra, de toda a igreja, é o divino Espírito Santo. O Papa sempre tem nos falado da importância da escuta, e dentro do tripé da missão, a gente é chamado, de fato, a colocar a missão, a entrega, a comunhão como pontos essenciais. Pretendo convocar todos os fiéis, para que possam acolher, abraçar essa proposta que o nosso pastor maior, o Papa Francisco, nos pede”, concluiu o Pe. Goulart.

Após a homilia teve continuidade o rito de posse do novo pároco com a recepção das chaves do Sacrário, além da entrega dos locais que serão consagrados pelo ministério como pia batismal e confessionário. Dom Roberto enfatizou a importância do passado na vida de uma paróquia, pois constrói e edifica o presente da comunidade. “Na verdade, a Igreja como diz o Papa Francisco a respeito das vocações, mas pode-se aplicar também as transferências, é uma sinfonia sinodal, na qual procuramos sempre colocar as pessoas com um determinado perfil da comunidade mais adequada, para aproveitá-la, para otimizar aqueles talentos naturais e as graças que recebeu, justamente as graças de estado. Então, é uma espécie de engenharia do Espírito Santo, saber colocar com discernimento as pessoas que possam exercer o pastoreio. Uma situação que varia. Temos a realidade rural, temos a realidade da periferia urbana e temos a realidade dos núcleos mais centrais da cidade. Então, o ideal seria que a pessoa se capacitasse e se habilita para esses três lugares. Mas, na verdade, muitas vezes a transferência visa também facilitar um entrosamento maior dos carismas, que o sacerdote tem com o contexto da comunidade, com o contexto também social”, disse Dom Roberto.