Paróquia de Goitacazes promove Novenário do padroeiro São Gonçalo

As freguesias são partes constantes do território da Villa de São Salvador dos Campos dos Goytacazes, e a Freguesia de São Gonçalo tem seu destaque na história campista pelos relatos da ocupação indígena e também pela concentração de engenhos e posteriores usinas de beneficiamento de cana-de-açúcar sendo a principal atividade econômica estabelecida no Brasil colonial entre os séculos XVIII e XIX.

Fotos: Pascom São Gonçalo

Teve início na última quinta-feira (07/09), o 150° Novenário de São Gonçalo, padroeiro da paróquia e do distrito de Goitacazes. A Santa Missa foi presidida pelo vigário paroquial Pe. Alfredo Rosa, que também comemorou o aniversário natalício. Durante a celebração, os fiéis também rezaram pelos 20 anos do Grupo de Oração Resgate, além da Legião de Maria e as Irmandades de São Benedito e Nossa Senhora das Graças. Ao final da Missa, os paroquianos participaram de uma confraternização pelo aniversário do Pe. Alfredo, tudo organizado pelas pastorais e movimentos da paróquia.

O segundo dia do novenário foi celebrado, na noite desta sexta-feira (08/09), e marcado pelo reencontro e lembrança. A celebração foi presidida pelo chanceler da Diocese e pároco da Igreja Nossa Senhora de Fátima Pe. Antônio Marcello e concelebrada pelo Pe. Fabiano Ferreira. Durante a homilia Pe. Marcello, que já exerceu o ministério pastoral na Paróquia São Gonçalo, falou um pouco sobre a Festa da Natividade de Nossa Senhora e o papel da Mãe de Jesus no plano da salvação. Ao final da Missa, os paroquianos puderam cumprimentar o sacerdote. O novenário continua neste sábado (09/09), com a Santa Missa presidida pelo Pe. Dilson, pároco da Igreja Santa Helena. A programação continua até o dia 16 de setembro, dia do Padroeiro.

História – Fundada por um devoto de São Gonçalo, cujo nome se perdeu na história, foi elevada à capela curada em 1722, mas foi somente no século XIX que a construção ganhou volume e forma no estilo neoclássico. A Igreja de São Gonçalo deu nome à freguesia que antecedeu a criação do distrito de Goitacazes. O nome da Igreja São Gonçalo aparece em registros anteriores à data de fundação que consta na placa de mármore no frontão da igreja. A paróquia foi tombada pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Campos em 2012 e pode ser considerada uma das primeiras construções da Villa de São Salvador. Ao longo dos anos, muitos padres passaram pela paróquia, que atualmente é responsável por 16 capelas.