Bispo de Campos fala sobre nomeação de Dom Joel Portella como novo Bispo de Petrópolis

“Sem dúvida construirá, em Petrópolis, uma igreja sinodal, missionária e servidora. Será um grande contributo para a nossa província de Niterói tê-lo como um irmão, um irmão maior, porque de fato ele tem todo um contexto de experiência muito vasto”, declarou Dom Roberto.

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira (31/01), Dom Joel Portella Amado como novo Bispo de Petrópolis. O anúncio foi feito pela Nunciatura Apostólica e publicado pelo jornal L’osservatore Romano. O religioso exercia o ofício de Bispo Auxiliar na Arquidiocese do Rio e Bispo Titular de Carmeiano. Para o Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, com a nomeação de Dom Joel vai ajudar a Província de Niterói um teor ainda mais pastoral, presente no povo, com o povo, e, certamente, assumindo um programa 100% do Papa Francisco. “Ficamos muito felizes com a nomeação de Dom Joel Portella, um amigo, um irmão, com quem compartilhei dois anos da minha vida, hospedados na paróquia naquele momento na Paróquia Cristo Ressuscitado, na Vila da Penha, no Rio de Janeiro. Ele sempre se manifestou, assim como ele é hoje, um pastor próximo, dinâmico, e ao mesmo tempo, com um profundo conhecimento da teologia pastoral, que aprofundou e também, claro, como uma liderança nuclear, despontou sempre. Especialmente um clero voltado mais para evangelização encarnada na grande cidade do Rio de Janeiro”, afirmou Dom Roberto.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao novo bispo de Petrópolis (RJ). “Agradecemos pela grande colaboração que destes durante anos na formação de sacerdotes, religiosos, religiosas, leigos e leigas na Igreja no Brasil. Somos gratos imensamente pela sua generosa contribuição à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil como seu secretário-geral e agora como presidente da Comissão para a Doutrina da Fé”, mencionou um trecho da nota assinada pela presidência da instituição.

“Ele vai dar a nossa Província de Niterói um teor ainda mais pastoral, presente no povo, com o povo. Um dia importante para nós, para toda a província, pois o povo da Diocese de Petrópolis pode ficar muito contente, pois ganharam um grande pastor”, diz Dom Roberto.

Dom Roberto afirma que não ficou surpreso, na época que Dom Joel foi nomeado como bispo – auxiliar do Rio, bem como a escolha como secretário-geral da CNBB. “O cargo que ele desempenhou com muita propriedade, aglutinando, agregando e com muita clareza num tempo de desafios na qual a mediação, a escuta e o diálogo foi fundamental. Agora é guinado para a Diocese de Petrópolis, que tem desafios muito grandes, a própria Universidade Católica, o fato de ser uma cidade que foi sacudida várias vezes por enchentes, a última talvez a mais depredadora. Com um clero também numeroso, com experiências muito singulares de promoção humana, promoção cultural, enfim, a cidade imperial. Penso que uma vez mais ele vai demonstrar a sua sabedoria pastoral e será certamente um pastoreio profético e dinâmico”, finalizou Dom Roberto.

A Diocese de Petrópolis informou que a posse está marcada para o dia 9 de março, às 8h30, na Catedral São Pedro de Alcântara, com a presença de todo o clero e bispos do Regional Leste 1. Dom Joel nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em 2 de outubro de 1954. Estudou Filosofia no Instituto Aloisiano da Companhia de Jesus e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), onde fez o doutorado em Teologia. Cursou ainda a faculdade de Direito na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Foi ordenado presbítero em 12 de outubro de 1982 no Rio de Janeiro. Tem como lema episcopal: “Omnibus Omnia propter Evagelium”, ou seja, “Tudo para todos em favor do Evangelho”. Assim testemunha sua vida na alegria do Senhor.