Bispo de Campos fala sobre sinodalidade e transferências de sacerdotes

“Todas as transferências buscam isso, buscam harmonizar cada sacerdote com uma comunidade. A própria sinodalidade tem três vetores: participação, comunhão e missão. Nós superamos uma pastoral de conservação estática, para passarmos a uma pastoral que tem como paradigma a missão, isto é, colocar a paróquia em saída”, declara Dom Roberto.

O Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco anunciou, nesta sexta-feira (31/05), a mudança em duas paróquias da Forania Baixada Litoral. O Pe. Fabiano Oliveira Goulart, atual pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças na localidade de Baixa Grande, será transferido para a Paróquia São Gonçalo, no distrito de Goitacazes. Já o Pe. Fabiano Ferreira da Silva, que atualmente é o pároco de São Gonçalo, irá assumir a Paróquia Nossa Senhora das Graças. De acordo com Dom Roberto, o objetivo das trocas ou transferências dentro de uma diocese acontece à luz do magistério do Papa Francisco, dentro do processo sinodal que acontece, que terminará na segunda sessão em outubro de 2024. A data das posses ainda serão agendadas, o que deve acontecer no final do mês de junho. “É possibilitar justamente a sinodalidade, a maior participação das paróquias e permitir o duplo desenvolvimento tanto das comunidades, quanto dos sacerdotes. Isto é, colocar o sacerdote numa comunidade que ele se encontre mais possibilitado para fazê-la crescer e ao mesmo tempo interagir com o padre sinodal. Trata-se de ajustar, adaptar a cada sacerdote a uma comunidade onde ele possa realizar melhor seu trabalho e vice-versa, colocar à frente de uma comunidade um sacerdote que possa se identificar mais com o seu carisma diocesano, e trabalhar com mais dinamicidade”, afirma Dom Roberto.

A segunda sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. Sendo assim, a assembleia será realizada entre os dias 02 de outubro e 27 de outubro de 2024. Os participantes darão continuidade aos trabalhos do Sínodo sobre a Sinodalidade, que teve sua primeira sessão realizada no mês de outubro de 2023, com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.