Bispo de Campos ordena dois novos diáconos para servir na Eucaristia, Caridade e na Palavra

Diante da Igreja repleta de fiéis, o Bispo Dom Roberto afirmou ser um momento de alegria, fé e gratidão a Deus pelas vocações, mas, também, de oração e muito serviço. “Sem a caridade, o exercício da Palavra se torna vazio, a Eucaristia perde o sentido”, afirmou o bispo.

Fotos: Elisângela Cavalheiro (Pascom São José Avahy) / Ruan

A Igreja Particular de Campos acolheu, no último sábado (20/05), mais dois novos diáconos Lucas Cuba e Wanderson Moura, que foram ordenados durante a Santa Missa na Igreja Matriz de São José do Avahy, na cidade de Itaperuna, no Vicariato Noroeste. A celebração presidida pelo Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, contou com a participação do Vigário-geral Monsenhor Leandro Diniz, do Reitor Pe. Alexandre Mothé, do Vigário Episcopal do Noroeste e pároco da São José Pe. Luiz Carlos Reis, do chanceler Pe. Antônio Marcello, além de vários sacerdotes e diáconos permanentes.

Desde os primeiros momentos da manhã a Igreja Matriz foi toda preparada para receber representantes de várias comunidades por onde os seminaristas passaram. Flores, limpeza e preparação de uma recepção para os convidados de várias cidades da Diocese, tudo organizado pela Paróquia São José para acolher os fiéis. “Uma alegria muito grande. A paróquia está com o coração em ação de Graças. Dois novos diáconos, em breve dois novos sacerdotes. Agradecemos a Deus esse momento importante para a Igreja”, afirmou o pároco Pe. Luiz.

Atualmente eles têm trabalhado pastoralmente nas Paróquias Santo Antônio, no distrito de Pureza, em São Fidélis, além da Paróquia São Sebastião e Santa Filomena, na cidade de Varre-Sai. De acordo com o Reitor Pe. Alexandre, o foco do Seminário Diocesano Maria Imaculada tem sido investir cada vez mais em uma formação mais próxima das realidades da Diocese. “A Igreja Diocesana está em festa com essas ordenações. Como formador, de modo especial, acompanhei estes jovens é muito gratificante. Acompanho a formação deles ao longo de 7 anos, então nos dedicamos a estas formações de todos os jovens e se transforma em um presente para a Igreja como um todo. Faço votos que sejam fiéis ao ministério que será confiado a eles hoje”, disse Pe. Alexandre.

Durante a reflexão Dom Roberto enfatizou as qualidades, deveres e a importância dos diáconos para a Igreja. Segundo Dom Roberto todos os sacerdotes devem trabalhar com o diacônio, pois não existe uma Igreja sem diáconos, pois é um ministério que o Espírito Santo colocou na Igreja. “Nós temos como propostas formativas sacerdotes que sejam servos, pastores e missionários. Não se pode ser servos se não estamos na Igreja da bacia e da toalha, que não se aprende a lavar os pés de todos. A melhor forma de motivar o sacerdócio é viver intensamente o diaconato, como experiência do serviço e cuidado das pessoas. Isso vai pautar a agenda do futuro sacerdote, pois ele só será um bom padre quando se exerce bem o diaconato”, mencionou o bispo.

As vestes foram levadas a cada um deles por um familiar. Ao final do rito, receberam do Bispo Diocesano o livro dos Evangelhos e, na sequência, o abraço da paz. A prece e a imposição das mãos pelo Bispo Diocesano constituíram a parte central do rito de ordenação. O rito de ordenação começou após a proclamação do Evangelho, com a apresentação dos candidatos ao diaconato. Após a homilia, os eleitos para a ordem diaconal assumiram publicamente, perante o Bispo, as exigências do ministério: ser consagrado ao serviço da Igreja; desempenhar, com humildade e amor, o ministério diaconal como colaborador da ordem sacerdotal; guardar o mistério da fé e proclamá-la por palavras e atos; guardar para sempre o celibato; perseverar e progredir no espírito de oração; e imitar o exemplo de Cristo. Além disso, cada um deles prometeu respeito e obediência ao Bispo e a seus sucessores.

Os neo-diáconos Lucas e Wanderson, participaram ao longo da semana de um retiro espiritual realizado no Carmelo São José, na cidade de Campos. O retiro foi aberto pelo Rito de Clericatura, onde os jovens realizaram a promessa ao celibato diante do Bispo Dom Roberto Francisco. O vigário-geral Monsenhor Leandro Diniz, afirmou que é uma satisfação acompanhar este novo passo na vida de Lucas e Wanderson, pois acompanhou o despertar vocacional. “Sempre quando ordena diáconos transitórios é para o bem da diocese. Isso auxilia muito o trabalho pastoral. Os dois jovens os encaminhei para o Seminário, quando era pároco aqui em São José do Avahy. São jovens que estão decididos em servir o reino de Deus e a Diocese de Campos”, disse Monsenhor Leandro.