Bispo de Campos presidiu a Santa Missa de abertura do ‘Caminho de Santo Amaro’

“Na vida de São Bento e São Plácidos, os pais ajudaram na vocação. A família é importante na vocação, deve desejar o melhor, que não é o dinheiro ou bens materiais. A vocação é ser feliz com Deus, que completa toda vocação, que é ser filho de Deus. Seguir e amar a Deus para sempre, são os passos de uma vocação”, declarou Dom Roberto.

Fotos: Ruan Sousa / Alejandro Garnique (Pascom Nossa Senhora de Lourdes)

Fé, perseverança e emoção, assim podem ser definidos o trajeto que milhares de fiéis devotos, romeiros e peregrinos percorreram, ao final da tarde e noite deste domingo (14/01), que durou 40 km, entre o Centro do município de Campos e o distrito de Santo Amaro, na baixada campista. Durante a manhã, o Santuário de Santo Amaro começou a receber peregrinos de vários municípios do estado do Rio. Um grupo de romeiros do município de Itaperuna, na região noroeste fluminense, estiveram no Santuário para participar da Santa Missa, que foi presidida pelo pároco da Igreja Sagrado Coração de Jesus, Pe. Alcemar Pereira. A Missa foi concelebrada pelo Reitor Pe. Liomar dos Santos e contou com a participação do diácono Milton. Devido ao grande fluxo de fiéis, as Missas do Santuário serão realizadas no salão paroquial, já a Igreja será destinada para receber os fiéis que chegam da caminhada.

O Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco presidiu, às 19h, na Igreja de Santo Amaro, no bairro de Donana, a Santa Missa que marcou a abertura do ‘Caminho de Santo Amaro’. Durante a celebração Dom Roberto relembrou a primeira homilia do Papa Francisco, que a Igreja está para caminhar com Cristo na história, construir o reino na história e testemunhar o reino na história. “Santo Amaro o associamos a milagres sim, sempre fruto da Cruz, que é a marca de São Bento ‘A cruz sagrada seja a nossa luz’, a Ele servimos e amamos, então quero dizer que o mais importante dos milagres é amar, a todos, amar e perdoar. O milagre físico pode ser importante, mas quantos podem receber o milagre físico e perder-se. Os grandes milagres são os que nos levam a mudar o sentido de nossa vida. Um dependente químico que é curado, que agora compreende o sentido da vida. Ou então os que são egoístas, mas que agora escuta, perdoa e ama o irmão. Santo Amaro nos abre o caminho e nos mostra um horizonte para viver, não para si, mas para Deus”, afirma Dom Roberto.

Segundo a secretária de turismo da Prefeitura de Campos, Patrícia Cordeiro, 90% do calendário cultural do município é formado por festas e tradições religiosas, sendo a de Santo Amaro uma das mais importantes do estado do Rio de Janeiro. “Por toda essa importância, por todo patrimônio religioso que a gente tem nesse caminho. Nada mais coerente do que o turismo estar cada vez mais atento para esse movimento, até porque o turismo religioso é um eixo muito importante de toda a atividade do turismo. É de uma importância tão grande que eu vou dar aqui, eu acho que em primeira mão, uma notícia que, em 2023, foi sancionada na Câmara Municipal de Campos uma lei do vereador Fábio Ribeiro, que torna esse caminho um patrimônio imaterial, integrando São Bento com o Santo Amaro. Parabenizo inclusive a Diocese por estar implementando uma pastoral do turismo, reconhecendo a força, a potência do turismo religioso como um agente de fomento social, de fomento da economia e também de exercício da devoção e da fé”, mencionou Patrícia.

Após a celebração Dom Roberto aspergiu, com água benta, os fiéis que passavam pelo trecho da RJ 216, com destino ao distrito de Santo Amaro. “Caminhar sim, mas não é passeio, mas uma mudança. Devemos sempre amar mais a Deus que nunca nos abandona”, declarou Dom Roberto.