Bispo Emérito conhece os novos seminaristas do propedêutico

O Bispo Emérito de Campos Dom Roberto Gomes Guimarães conheceu no último dia 16 de março, a nova turma do propedêutico do Seminário Diocesano Maria Imaculada. O grupo visitou Dom Roberto Guimarães, enquanto o Reitor Pe. Alexandre Mothé esteve na residência para celebrar a Santa Missa, na capela particular. “Eram nítidos a alegria e o entusiasmo de Dom Roberto ao ver estes jovens animados e motivados na caminhada vocacional. Foi uma oportunidade de fraterna convivência com o nosso pastor emérito e de incentivo vocacional para os nossos seminaristas”, mencionou uma publicação nas redes sociais do Seminário.

O período do Seminário Propedêutico tem um caráter introdutório com vista à sucessiva formação sacerdotal.   Propedêutico é a primeira etapa da formação para os jovens vocacionados a partir dos 18 anos. Acolhe jovens que já cursaram o Ensino Médio e os insere na vida no seminário. Geralmente, tem a duração de um ano, onde o jovem tem aulas de matérias introdutórias, como Sagrada Escritura, Catecismo, Direito Canônico e também outras disciplinas que o ajudarão a prestar o vestibular para a Faculdade de Filosofia, como Português, Redação, História e Geografia. É fundamental que seja vivida numa comunidade distinta daquela do Seminário Maior, mas sempre mantendo a aproximação e a comunhão.