Bispos do Regional Leste 1 participam de reunião no Mosteiro de São Bento

O Mosteiro São Bento no Rio de Janeiro acolheu, nos últimos dias 04 e 05 de março, a reunião do Conselho Episcopal do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que reúne os bispos das onze circunscrições eclesiásticas do Estado do Rio Janeiro.

Após a Assembleia Regional realizada em novembro de 2019 e a primeira reunião da presidência do Regional com os representantes das pastorais, movimentos e organismos do Regional em fevereiro passado, os bispos, acolhendo as diversas propostas pastorais encontram-se para apontar caminhos e definir ações que visão promover a comunhão da Igreja fluminense.

Chamado à santidade

O momento de formação foi conduzido pela Dra. Maria Clara Lucchetti Bingemer, professora da PUC-Rio que falou sobre o seu último livro “Santidade: chamado à humanidade”, um comentário inspirado na Exortação Gaudete et Exsultate do Papa Francisco. “O santo é alguém que é atento aos sinais dos tempos e são diligentes a atender e entender o chamado de Deus. Na verdade, os santos são grandes empreendedores”, disse a teóloga, que entre tantos exemplos de santidade, destacou a figura da Serva de Deus Dorothy Day e a sua vocação do serviço na gratuitade aos irmãos e irmãs, parafraseando a bem-aventura, enfatizou a professora: “Eu não posso não dar ao outro tudo aquilo que recebi”.

Dando continuidade aos trabalhos do dia, os bispos iniciaram a revisão do Regimento Interno do Regional Leste 1 e, em seguida, o Padre Ravi com os membros da Pastoral dos Nômades fizeram uma apresentação do objetivo da pastoral e suas dificuldades, principalmente em relação ao vínculo, devido a não estabilidade residencial e também na compreensão dos costumes de determinados povos.

Outro ponto abordado pelos bispos foi a organização do Terço pela Paz no Estado do Rio de Janeiro que é promovido pelo Regional Leste 1 em parceria com a Rádio Catedral. Em breve será lançada a divulgação do evento com as datas de oração em cada diocese do Estado.

Fotos: Adielson Agrelos | Regional Leste 1 – CNBB