Diocese de Campos lança Campanha da Fraternidade em Itaperuna

Neste domingo (08/03) acontece na Paróquia São José do Avahy, no Centro de Itaperuna, o lançamento da Campanha da Fraternidade 2020 que tem como tema Fraternidade e Vida: dom e compromisso. A cerimônia inicia às 9h com a Missa que será presidida pelo Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz que logo após fará a abertura oficial com apresentação do tema e da necessidade de realização de ações em defesa da vida e da dignidade humana.

– Vamos ver os três momentos do texto base a começar pelo ver que convida a um olhar misericordioso como o que teve o Bom Samaritano ao perceber aquilo que o levita e o sacerdote não perceberam uma pessoa caída. Segundo sentir compaixão. Não basta ver, mas é necessário que essa misericórdia e colocar coração e nas mãos e para isso vamos ao terceiro ato que é agir. Dizia muito bem Santa Dulce que é um ícone que vai nos acompanhar durante essa versão da Campanha da Fraternidade de 2020 que antes de falar em caridade e o que importa e fazer caridade. E ela completava que aa política dela sempre foi amar o próximo. E quem é o próximo? E aquele que precisa de nós, aquele que tem a vida em perigo. As enormes multidões que estão sem educação, sem saúde e experimentando a carência do Estado e a insegurança de vida. Como é importante é que essa campanha nos alerte para o precioso dom da vida como Dom e Compromisso. – alerta Dom Roberto.

Segundo informações do Diácono Francelino da Silva Junior durante o dia haverá reflexões palestras, grupos de reflexão, apresentação de trabalhos de cuidados das necessidades das pessoas especialmente de pessoas mais vulneráveis, e propostas de outras ações necessárias. O encontro será encerrado às 15h 30.

– O encontro é direcionado a todos os coordenadores e membros de pastorais e movimentos das Paroquias componentes da Forania de São José (Itaperuna e São José de Ubá) com o objetivo de refletir sobre as propostas da CF desse ano cujo tema é “Fraternidade e vida: dom e compromisso” com o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34) e também motivar os católicos a realizar os encontros que a CF propõe para a quaresma nos grupos e nas famílias como aprofundamento na prática e na mística do tempo quaresmal. – informou Janete Terra – do Núcleo Forâneo do CNLB -Conselho Nacional dos Leigos do Brasil da Diocese de Campos.

Em Itaperuna já tem refletido sobre os temas propostos pela CNBB e procurado desenvolver gestos concretos relacionados aos temas. No ano passado foram realizados debates envolvendo temas sobre problemas da cidade.

– Fizemos fóruns debatendo as Políticas Públicas de Itaperuna em relação a “Destinação de Resíduos Sólidos”, “Saúde” e “Mobilidade Urbana” e um Abaixo Assinado acompanhado de um Manifesto Comunitário pela conclusão de Obras Públicas de Infra-estrutura e Saneamento paralisadas em Itaperuna, que inclusive já deu fruto com a previsão de licitação em 05/03/2020 para conclusão de uma ponte. – informa o Diácono Francelino.