Caminhada e Corrida destaque da Festa de São Jose em Itaperuna

A Corrida e Caminhada na programação Festa de São Jose em Itaperuna se tornou tradição. O evento esportivo que acontece no dia 19/03 atrai participantes de varias cidades, mas o que desperta a atenção é participação de padres e freiras. A realização é da Paróquia São José do Avahy e Associação Esportiva e Cultural e as inscrições iniciaram em janeiro com numero limitado de participantes. A Caminhada e Corrida de São José são um atrativo para atletas de todas as idades.

A participação de atletas não é pela premiação que é dividida pelas categorias: moradores, religiosos e faixa etária. No percurso de 5 quilômetros a largada acontece na Praça Nilo Peçanha às 9h, fazem o retorno na antiga Prefeitura, segue em direção à rotatória da Fiat e, por fim, até a linha de chegada, o mesmo ponto de partida, Praça Nilo Peçanha.

O organizador Nivaldo Godoi Ramos, o professor Godoi, não esconde a satisfação em dizer que o evento é o único no mundo que conta com participação de padres e freiras, que correm ou caminham com batinas e hábitos religiosos. Os fiéis recebem premiações específicas.

– Estamos satisfeitos! Itaperuna é referência na prática de atividade física, principalmente na caminhada e corrida. Só no nosso trabalho, já atendemos mais de oito mil pessoas. Estamos caminhando com objetivo do que pede a Organização Mundial de Saúde, que todos façam atividade física e diminua o número de pessoas que morrem com sedentarismo, avaliou Godoi.

Irmã Liliane Mendonça, do Instituto Missionário Servas de Jesus Salvador. A religiosa participa desde 2011, ela já participou também do Desafio Raposo, tradicional prova de montanha da região, e até da famosa Corrida de São Silvestre, em São Paulo.

-Quando pratico atividade física, consigo inclusive rezar melhor. Enquanto corro, eu relaxo, medito, rezo e entro em comunhão com Deus. A categoria para padres e freiras é um incentivo para nós e o povo de Deus também acha interessante. Vejo um olhar diferente no sentido de incentivo – disse Irmã Liliane, que não vê qualquer problema em correr vestida com o hábito.