“Caminho da Fé” será oficialmente lançado na próxima segunda-feira em Campos

Em comemoração as festividades do padroeiro da Baixada Campista, autoridades religiosas e do município lançarão o projeto na CDL às 16h

Fonte: Portal da Cidade Campos

Foto: Renan Dantas

Uma tradição que mistura fé e espiritualidade, assim é o “Caminho da Fé” , que será lançado oficialmente na próxima segunda-feira (9) às 16h, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Campos, com as presenças de autoridades religiosas e municipais, em comemoração as festividades do padroeiro da Baixada Campista, Santo Amaro.

A tradicional caminhada que romeiros devotos realizam há dezenas de anos, percorrendo aproximadamente 40km a pé, vem a cada ano reunindo mais fiéis, que saem da Catedral do Santíssimo Salvador no Centro do município, até o distrito que leva o nome do santo.

“Estamos nos preparativos para receber os devotos que irão vir no santuário em sinal de fé e milagres. Como tradição, tivemos a carreata onde os monges vieram trazendo a imagem de Santo Amaro, vindo do Mosteiro de São Bento. Estaremos recebendo muito bem todos os peregrinos. Nesta sexta-feira (06), estaremos iniciando a novena até o dia 14. Durante os festejos teremos a presença de dois bispos, muitos padres e muitos fiéis, que estarão vindo pelo Caminho da Fé, vindo de todos os lugares, seguindo Jesus com o nosso glorioso Santo Amaro”.

Padre Liomar Santos – Reitor do Santuário

Em sua grande maioria os romeiros realizam o “Caminho de Santo Amaro, que agora se chamará oficialmente, Caminho da Fé” para representar a gratidão por graças alcançadas com a intercessão do santo, muitos destes fiéis vindos de outros municípios. Uma verdadeira demonstração de fé e religiosidade, levada de geração por geração, que reúne pessoas de todas as idades, em busca da aproximação de Deus, através da sua intercessão.

“Nosso retorno para Campos, aqui precisamente para o Mosteiro de São Bento, que é histórico, nos trás muita alegria e satisfação, pois estamos dando continuidade e seguimento aquilo que outros monges nesses 374 anos plantaram, semearam com a semente do evangelho, a forma beneditina de vivê-lo, junto com a sua prática trazendo a espiritualidade às devoções”.

Dom Inácio Maria Veiga – Reitor do Mosteiro de São Bento

Conheça a história de Santo Amaro

Santo Amaro nasceu em Roma e entrou muito cedo para a vida religiosa. Filho espiritual e grande amigo de São Bento, tornou-se um beneditino com apenas 12 anos de idade. Realidades daquele tempo, mas que apontam para uma necessidade dos tempos atuais.

Ele foi apontado, desde muito cedo, como um exemplo de silêncio e também de correspondência às exigências da vida monacal. Vida de austeridade, de ação, de oração; “ora et labora” de fato.