Campos recebe peregrinação da Relíquia de São Francisco de Assis

A peregrinação teve início em setembro de 2015 e tem previsão de conclusão em abril de 2023. Na cidade a relíquia irá percorrer também as Paróquias Santo Antônio de Guarus, São Benedito e terminará na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador.

A Diocese de Campos recebe nos dias 25 e 26 de março a peregrinação da relíquia e imagem de São Francisco de Assis. A peregrinação, promovida pela Ordem Franciscana Secular do Brasil, ocorre em comemoração ao jubileu dos 800 anos da Ordem, também conhecida como Terceira Ordem Franciscana. Em Campos, a relíquia chegará no próximo sábado, na Igreja São Francisco. Uma vasta programação foi preparada para os dois dias da visita. No sábado (25/03), às 16h Orações Franciscanas, em seguida às 17h a Santa Missa, após a celebração acontecerá o translado da Relíquia para a Casa da Missão de Bom Samaritano. Na cidade a relíquia irá percorrer também as Paróquias Santo Antônio de Guarus, São Benedito e terminará na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador.

De acordo com Dom Roberto, receber a peregrinação das relíquias é um momento especial para a cidade de Campos. “Elas serão acolhidas, será feita toda uma liturgia de oração. Um momento para nos reavivar na quaresma, na penitência, mas também de vivenciar todo o ideal Franciscano, que o Papa propõe com o próprio nome em seu pontificado. Dá alimento aos pobres e ser irmão dos pobres”, declara Dom Roberto.

O Conselho Nacional da OFS promove as peregrinações por todas as fraternidades do Brasil, com a imagem e uma Relíquia de São Francisco. A imagem foi um presente da cúria geral dos Frades Menores Capuchinhos e a Relíquia, um fragmento de osso, foi ofertada pela cúria geral dos Frades Menores Conventuais. Ambas vieram de Assis, na Itália. A peregrinação teve início em setembro de 2015 e tinha previsão de conclusão para o ano de 2021, ano jubilar, depois de ter visitado todas as fraternidades de todos os estados do Brasil. Com a situação da pandemia, a peregrinação foi momentaneamente suspensa, retornando em março de 2022 e será concluída em abril de 2023.