Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro e Bispos de Campos condenam liberação do Aborto

Ricardo Gomes (Diocese de Campos/ Regional Leste 1)

“A vida é inviolável. suplicamos e apelamos para a consciência desses juizes para que não aprove o aborto nesses casos. Rezemos e vamos lutar juntos nessa causa em defesa da vida.” Dom Fernando Rifan.

O Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta e os Bispos de Campos e Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianey manifestam preocupação com o julgamento on line pelo STF – Supremo Tribunal Federal que dispõem da liberação do aborto para mulheres infectadas com o zika e pedem aos Ministros do STF analise da ADI e chamam atenção para a defesa da vida. Dom Orani destaca que neste momento é importante a valorização da vida.

– Diante da polemica que se instaurou no país em relação ao julgamento pré agendado no STF sobre a questão do aborto de crianças que nascem de mulheres infectadas pelo vírus da Zika a Igreja no Brasil se posicionou a favor da vida. Achamos muito estranho que no momento que todo mundo procura cuidar da vida nosso Supremo Tribunal Federal e levado pelos Defensores Públicos que entrou com essa ação queira julgar e matar as crianças poque as mães tiveram a contaminação com o vírus e muitas crianças nascem com saúde. O momento de engavetar esse processo e realmente valorizar a vida em todos estes momentos em que a Igreja, o povo e toda a sociedade lutam pela vida. – destaca Dom Orani.

O Bispo Diocesano de Campos e Referencial da Pastoral da Saúde na CNBB, Dom Roberto Francisco destaca que através deste dispositivo abre possibilidades a liberação a outras situações. Uma legislação não pro-vida, mas  a favor da cultura da morte, a morte dos nascituros.

– Neste momento em que estamos colocando todas as nossas forças como num grande mutirão médico, sanitário, solidário em defesa da vida onde esta mais ameaçada nos anciãos, nos idosos e nas crianças é um contra senso ampliar e até propor o aborto nesses casos e isso demonstra irresponsabilidade e falta do cuidado da vida porque houve uma lei sancionada que garante uma pensão às crianças justamente que nasceram com essa deficiência. Vamos defender a vida. Vamos continuar todos juntos pela vida. Ainda guardando essa quarentena, mas é ficar em casa.Vamos ficar em casa em defesa da vida, da nossa família para superarmos essa pandemia juntos. – disse o bispo.

Dom Fernando Áreas Rifam chama a atenção para a defesa da vida. Aborto é um crime e a própria Constituição Federal já declara que a vida é inviolável e isso vale para todos e a missão do medico é para salvar a vida. E destaca a Lei de Deus que não pode matar o inocente.

– Temos de fazer de tudo para esse julgamento não acontecer. O Código de Ética Medica que fala que o médico é para salvar e não tirar a vida. Esta no Juramento de Hipocrates e nosso Código Penal que fala que o aborto é um crime. Alem disso o Mandamento de Deus vale para todos. Portanto, vamos lutar neste momento de pandemia e a sensibilidade geral e os juizes não deveriam tratar desse assunto, mas que vamos tratar estamos pedindo que anulem esta ação direta de inconstitucionalidade, portanto não se aprove de maneira alguma o aborto no Brasil. Estamos pedimos, suplicamos e apelamos para a consciência desses juizes para que não aprove o aborto nesses casos. Rezemos e vamos lutar juntos nessa causa em defesa da vida. Cometa Dom Rifan.