Carlo Acutis: Exemplo de Santidade e Seguimento de Cristo

Revelar ao mundo um jovem que viveu intensamente a alegria e descontração juvenil, mas em sua curta existência mostra que é possível um jovem viver a santidade. Aproveitou os 15 anos para evangelizar através dos mais modernos meios da tecnologia digital de comunicação. O amor a Eucaristia expresso no amor aos pobres e vulneráveis. E nada mudou em sua vida cotidiana de um jovem alegre que gostava de esportes e usando cancã jeans e tênis. No dia 25 às 16h o Pe. Ricardo Figueiredo participa de uma live promovida pela Pastoral da Sobriedade da Diocese de Campos (RJ).

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

 O exemplo de vida de um jovem que em 15 anos viveu intensamente a alegria e descobriu aos 7 anos de idade o profundo amor a Eucaristia. E mesmo vivendo uma vida normal gostando de esportes, brincando com os amigos é uma expressão viva de que a santidade é um caminho que deve ser trilhado por todas as gerações. O amor a Jesus e a Maria era vivido no concreto por Carlo Acutis no cuidado com os pobres e mais fracos. Sendo de uma família abastada preferiu viver a simplicidade.

No domingo (25) às 16h (Brasil) a Pastoral da Sobriedade da Diocese de Campos (RJ), promove uma live pelas Redes Sociais com Pe. Ricardo Figueiredo. O sacerdote português, autor do livro Não eu, mas Deus, lançado em Portugal e no Brasil pela Paulus Editora revela aspectos da espiritualidade do jovem milanês considerado para a juventude o Patrono da Internet. Exemplo de um jovem que durante a sua curta existência participava diariamente da Santa Missa e reservava momentos para adoração ao Santíssimo.

– Tive a graça e a alegria de ter recebido uma missão inesperada nos últimos dias: tornar-me porta-voz da vida do Carlo Acutis para a língua portuguesa. De Portugal e do Brasil choveram numerosos pedidos para falar sobre a vida deste jovem de 15 anos de quem me senti muito amigo desde o momento em que comecei a estudar a sua vida. Quer a investigação para o livro Não eu, mas Deus, quer estes dias falando sobre ele, foram um exercício prático de viver um dos elementos da nossa fé: acreditar na comunhão dos santos.- revela.

Pe. Ricardo Figueiredo destaca que a sua vida e a sua espiritualidade, sintetiza a contemplação de uma página do Evangelho. No final da sua vida Carlo pode dizer que Nossa Senhora «foi a única mulher da sua vida. Numa sociedade tão sexualizada, em que tantas vezes se defende que tudo é permitido, encontramos este jovem de 15 anos que vive uma pureza de corpo e de coração sem igual. Esta permanente consagração a Nossa Senhora, que ele repetia muitas vezes – mostra como a pureza é possível e não só desejável.

– Vivemos numa sociedade que se esqueceu do invisível e apenas tolera a razão prática e só vive para o que é material. Carlo, na sua devoção aos anjos, vem lembrar todos os cristãos da necessidade de se voltar para as realidades imateriais. Com efeito, «a nossa meta deve ser o infinito, não o finito. O Evangelho de Jesus volta a acontecer e, no centro da Igreja, volta a ser colocada uma criança e Jesus diz-nos: Se não vos tornardes como esta criança… Hoje recebemos muito mais que um exemplo de vida e do reconhecimento de um intercessor no Céu. Recebemos um plano de conversão, antes de mais da nossa vida pessoal e, depois, de toda a vida da Igreja. Assim Deus nos ajude e o Beato Carlo Acutis por nós interceda. – completa pe. Figueiredo.

Este jovem vestido de calças de ganga e com tênis da Nike aparece a simplicidade de que se deve revestir o amor a Jesus. Ele era insaciável na sua sede de levar almas para Cristo. Na simplicidade de criança falava com entusiasmo e amor dos milagres eucarísticos, das aparições de Nossa Senhora, da presença dos anjos na nossa vida e do perigo do Inferno e da alegria do Céu.

Na experiência espiritual de Carlo e no legado catequético que nos deixou, encontramos uma série de temas que tantas vezes se tenta esconder se não só das crianças, também dos adultos. Carlo falava com uma extrema seriedade e certeza da presença real de Cristo na Eucaristia

– Carlo Acutis é por isso modelo para nós: antes de mais era um jovem de oração. Mostrou que a vida espiritual não é uma questão de idade, mas de amizade com Deus. Se nos colocamos à disposição de Deus, se abrimos o nosso coração à Sua Palavra e à ação dos seus Sacramentos, podemos voar os altos níveis da santidade cristã. Depende de nós na medida em que colaboramos com Deus, mas depende sobretudo da graça divina. Ela é que mostra onde somos capazes de chegar. Conclui.

Posts Similares

1 Comentário

  1. Lovado sejas Deus pela existencia desse anjo em nossa igreja, em tempos tão conturbados. Beato Carlo Acutis, roga por nós e por nossa juventude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *