Catequese Inclusiva

Thaís Rufatto dos SantosPedagoga Psicopedagoga

A Catequese Inclusiva, foi criada desde o ano de 2.004, pela catequista Pedagoga e Psicopedagoga, Pós Graduada em Educação Especial, Thaís Rufatto dos Santos, que trouxe para a Igreja Católica Apostólica Romana, um trabalho pioneiro no que diz respeito à adaptação dos encontros de catequese para atender a necessidade específica de cada deficiência, cujo objetivo está no catequizando receber desde os Sacramentos de Iniciação Cristã, como também o Crisma. Neste mesmo ano, elaborou o Projeto Diocesano de Catequese Inclusiva chamado “Uma Catequese de Qualidade para Todos”, embasado nas fontes bíblicas, entre elas, o evangelho de Marcos, também conhecido como evangelho da cura. E também nos documento significativos voltados à Inclusão: Declaração de Salamanca, Declaração de Jontiem. E na Declaração Universal de Direitos Humanos. Este projeto foi implantado nas paróquias da Diocese de Santo Amaro, ao longo dos 8 anos e 7 meses que a Thaís esteve à frente da Pastoral da Pessoa com Deficiência, a coordenando junto com um padre que teve Poliomelite na infância.O Objetivo principal deste projeto Diocesano de Catequese Inclusiva, cujo fruto deste projeto foi um catequizando Autista, catequizado pela Thaís junto com sua mãe que na época que acompanhava o filho, também não tinha recebido a Primeira Eucaristia, e no dia da Primeira Eucaristia, ela também recebeu, esteve em levar a proposta da metodologia da Catequese Inclusiva para os 11 setores da Diocese de Santo Amaro, na época composta por 94 paróquias.

Vinda de uma geração de catequistas, onde a avó materna e a mãe,  também foram catequistas e faleceram no ano de 2012.

Thaís Rufatto dos Santos, tem atualmente três livros publicados relacionados ao tema. O primeiro livro, o Manual Prático para Catequistas, recebeu a carta de reconhecimento do papa Bento XVI. E os demais livros, publicados pela Paulinas Editora, um deles é composto pela coleção que abrange livro do catequista, do catequizando e também da família, Thaís fez a adaptação desta coleção composta por 41 encontros, onde o catequista tem material para evangelizar em cada deficiência.

Catequese Inclusiva é uma modalidade dentro da catequese renovada onde visa o desenvolvimento das potencialidades de pessoas com deficiência;

Na catequese Inclusiva o processo evangelizador deve ser entendido como um processo social, pois todas as crianças tanto deficientes como com distúrbios de aprendizagem têm o direito à evangelização o mais próximo possível do comum. O alvo a ser alcançado é a integração da criança com deficiência na comunidade.

Fazer com que  a comunidade  atue através de todos os seus níveis para possibilitar a integração das crianças que dela fazem parte de maneira sistemática e planejada de pessoas com deficiência. A Igreja a exemplo de Jesus, irá abrir e acolher os deficientes, além de despertar, sensibilizar a comunidade para acolher esta parcela da população excluída muitas vezes pelo preconceito e pela falta de informação.

Na sala de encontro de catequese inclusiva, o mobiliário é o mesmo utilizado pelos demais catequizandos, salvo exceções onde o catequizando precisa levar seu próprio mobiliário, como por exemplo sua cadeira de rodas e muleta.

É importante aqui ressaltar que assim como um pedreiro, (o) a catequista é “construtor(a)” do conhecimento cristão dos catequizandos, ou seja: o planejamento dos seus encontros deverá respeitar e se adequar às individualidades dos catequizandos, em cada deficiência, apenas modificando algumas atividades e estratégias.

A Catequese Inclusiva, também fomenta a Pastoral de Conjunto no interior das paróquias e dioceses, uma vez que os membros das demais pastorais, aprenderão com a equipe da Pastoral da Catequese, como tratar aquele paroquiano com deficiência, bem como, as estratégias que deverão ser utilizadas para este paroquiano, em cada pastoral.