Catequistas de Campos em peregrinação ao Santuário Nacional de São José de Anchieta

Catequistas da nossa Diocese, acompanhados pelo Assessor Diocesano e a Comissão IVC, Pe. Alan Nogueira, estão em peregrinação no Santuário Nacional de São José de Anchieta (Anchieta-ES) vivendo momentos de espiritualidade e conhecendo melhor a história e exemplo da missão do patrono dos Catequistas. “Eles conhecem a história de São José de Anchieta para colocarem em prática cada vez mais a catequese-evangelizadora como nos inspira e ensina. Os catequistas podem viver um momento de espiritualidade, conhecendo melhor a história e exemplo da missão do patrono dos Catequistas”, afirmou o Pe. Alan.

São José de Anchieta morreu aos 63 anos, na aldeia de Reritiba, fundada por ele no litoral sul do Espírito Santo, a 80 km de Vitória. Mais tarde, a aldeia tornou-se cidade e foi honrada com o nome do santo. Hoje, igreja de Nossa Senhora da Assunção, construída pelo apóstolo do Brasil juntamente com os índios, passou a integrar o Santuário Nacional de São José de Anchieta, um conjunto arquitetônico do período colonial do Brasil que reúne também a praça da Matriz e o Museu São José de Anchieta.

Em 2013, durante a 51º Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o episcopado brasileiro, por meio de votação, proclamou Anchieta, até então beato à época, como patrono dos catequistas do Brasil. Já em 2014, foi canonizado pelo papa Francisco. Em 2015 a CNBB declarou o Santuário Nacional o quarto onde o santo faleceu e nomeou São José de Anchieta padroeiro da nação brasileira.