Colégio Eucarístico: 80 anos educando gerações
O Colégio Eucarístico em Campos dos Goytacazes (RJ) completou no dia 25 de março 80 anos. Diante da Pandemia as comemorações que aconteceriam foram adiadas. Um legado do Pe. Antônio Ribeiro do Rosário é em Campos uma referencia na educação formando cidadãos com base na fé. Pe. Gilson Motta atual Diretor do Educandário fala destes 80 anos de história na educação católica.
Ricardo Gomes – Diocese de Campos
São 80 anos de história na educação em Campos dos Goytacazes do Colégio Eucarístico e a programação comemorativa está sendo adiada. Na cidade a com o aumento dos casos de pessoas infectadas pelo Covid 19 todas as atividades presenciais foram canceladas. Pe. Gilson Motta, Diretor do educandário pretende realizar as festividades logo que tenha a amenização do contagio.
Todos os anos a escola prepara uma programação especial que neste ano ainda não foi possível ser realizada. Nas últimas comemorações, um grupo de ex-alunos formou uma comissão para elaborar a programação dos 80 anos, quando surgiu a ideia de patentear no tempo a história vivida e a projeção do que se espera viver. A instituição de ensino convidou autoridades políticas e religiosas, representantes da sociedade, intelectuais, empresários, além de alunos, ex-alunos, professores e funcionários a montar uma cápsula do tempo, que seria enterrada no dia 25 de março, quando o Eucarístico completa 80 anos de fundação. Ao abrir o dispositivo, daqui a duas décadas, a comunidade escolar do futuro com uma visão privilegiada sobre a Campos do passado.
“A cápsula EUCA não é um exercício de futurologia, mas um marco documental, uma ampulheta histórica que, quando aberta em 2041, retratará ideologias, percepções e revelações de uma sociedade marcada por constantes e diversificadas transformações que se instalam em curtos espaços temporais. Como parte da programação dos 80 anos, a sua entronização em solo eucarístico está também associada ao hasteamento da Bandeira do Conhecimento, ato solene que registrará a Missão Educacional instaurada pelo padre. Antônio Ribeiro do Rosário”, disse padre Gilson.
*com informações do Jornal Terceira Via