Começa a 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida na noite de domingo abriu oficialmente a 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Até a sexta-feira o episcopado brasileiro estará reunido no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho em Aparecida (SP). para debater temas importantes para a igreja.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Com informações do Portal CNBB

Foi aberta no domingo (28/08) no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida a 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realizada na modalidade presencial. Até sexta-feira o episcopado debaterá temas importantes para a igreja no Brasil.  Na pauta, cinco temas prioritários, entre eles: o Tema Central: “Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão”, propostas e indicações para a elaboração das próximas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) serão feitas rumo à consolidação na 60ª Assembleia Geral da CNBB, em 2023.

Serão votados ainda pelo episcopado as atualizações do Estatuto da CNBB, a tradução do Missal Romano, o texto do Ministério do Catequista e o Estudo nº 114 da CNBB cujo título é: “E a Palavra habitou entre nós” (Jo 1,14) – Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias”. Além disso, outros 14 temas diversos vão ser objeto de reflexão e discussão dos cardeais, arcebispos, bispos diocesanos e auxiliares e coadjutores que participarão da 59a Assembleia Geral. os prelados também vão se reunir em retiro.

Temas diversos:

• 18º Congresso Eucarístico Nacional
  • Análise de Conjuntura Eclesial
  • Análise de Conjuntura Social
  • Assuntos relacionados ao Celam (Conselho Episcopal Latino-Americano)
  • Celebração dos 70 anos da CNBB
  • Assuntos relacionados ao Ceris (Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais)
  • Comissão Especial para a Mineração e Ecologia Integral
  • Jornada Mundial da Juventude 2023
  • Campanha Junho Verde
  • Apresentação da nova marca da CNBB (Identidade Visual)
  • Pesquisa sobre “Saúde Integral do Clero”