Comissão Diocesana da Pastoral Familiar reúne casais para Encontro de Formação

Fotos: Divulgação Comissão Diocesana da Pastoral Familiar

A Comissão Diocesana da Pastoral Familiar promoveu, no último domingo (27/03), a Formação para o Encontro de Recém-casados, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro IPS, em Campos. O encontro, que começou com a Santa Missa, presidida pelo diretor espiritual da Comissão, Pe. Crimário Verdam, contou com a participação de integrantes dos dois vicariatos da Diocese de Campos.

De acordo com a Comissão, durante o encontro foi apresentado de forma oficial o material “Itinerário para recém-casados”, que tem objetivo de apoiar os agentes do Setor Pós-Matrimonial da Pastoral Familiar, que é a área responsável por acompanhar os casais que receberam o Sacramento do Matrimônio. “Este setor é muito importante, faz todo o acompanhamento complementar a etapa do Pré-Matrimonial, pois aprofunda a vida a dois, sob o olhar de Cristo e da Igreja após a celebração do Sacramento do Matrimônio. Uma resposta ao pedido do Papa na Exortação Apostólica Amoris Laetitia. ‘Muitas vezes o tempo de noivado não é suficiente, a decisão de casar-se apressa-se por várias razões e, como se não bastasse, atrasou a maturação dos jovens. Assim os recém-casados têm de completar aquele percurso que deveria ter sido feito durante o noivado’. (AL, n. 217).”, disse Alecsander Teixeira, que integra a Comissão.

Participaram do encontro os casais Neusa e Geraldo (Casal Diocesano Casos Especiais), psicóloga Elis Moura (Agente da Pastoral Diocesana), Leila e João (Casal acolhedor da Paróquia Nossa Senhora de Fátima),  Diácono Leandro Lúcio, Diácono Carlos Eduardo, além do Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, que partilhou sobre os quatro temperamentos no Matrimônio, na Educação dos Filhos e a importância do Sim a Vida. O evento, que durou quase 8 horas, contou com música e dinâmicas. “Este encontro foi uma oportunidade de trabalharmos a sinodalidade, que temos que praticar em toda Igreja”, afirmou o casal Alecsander Teixeira e Marilucia Simões, da Comissão Diocesana.