Necessidade de uma conversão ecológica

Frei Darlei Zanon – Religioso Paulino

Em outubro passado, através de uma vídeo-mensagem enviada aos participantes do “Countdown”, evento TED mundial sobre mudanças climáticas, o Papa Francisco dizia: “Estamos vivendo um momento histórico marcado por desafios difíceis. O mundo está abalado devido à crise causada pela pandemia de Covid-19, o que evidencia ainda mais outro desafio global: a crise socioambiental. Isto coloca-nos, todos, diante da necessidade de uma escolha. A escolha entre o que é importante e o que não é. A escolha entre continuar a ignorar o sofrimento dos mais pobres e a maltratar a nossa casa comum, a Terra, ou comprometer-nos a todos os níveis a fim de transformar o nosso modo de agir.”

Um ano passou e continuamos a enfrentar momentos difíceis, o que nos leva a refletir ainda mais intensamente sobre a temática enfatizada pelo Papa, ou seja, que a crise sanitária está plenamente associada à crise socioambiental. Se não passarmos a cuidar da Casa comum, através de uma “conversão ecológica”, não conseguiremos superar plenamente este momento histórico de dor e sofrimento. É nessa mesma linha de pensamento que se insere a intenção de oração do Papa para o mês de setembro: “Rezemos para que todos façamos escolhas corajosas através de um estilo de vida sóbrio e ecossustentável, alegrando-nos pelos jovens que se empenham resolutamente por isso.”

Francisco uma vez mais apela à nossa conversão ecológica, como já vem insistindo através das suas encíclicas Laudato si’ (2015) e Fratelli tutti (2020), assim como na exortação apostólica Querida Amazônia (2020), na qual expõe de modo muito concreto os seus quatro sonhos para a realidade amazônica, mas que se tornam sonhos universais por uma nova relação com a Criação: sonho social, cultural, ecológico e eclesial. Na intenção de oração deste mês se destaca o convite a um estilo de vida ecossustentável, também esse um tema recorrente no seu magistério e um dos eixos centrais da Laudato si’.Depois de denunciar a situação de exploração e poluição global, assim como apontar as raízes humana dessa problemática, na sua encíclica sobre o cuidado da Casa comum o Papa propõe uma ecologia integral que parte exatamente da necessidade de mudar estilo de vida (LS n. 203 ss), educando para uma aliança entre humanidade e ambiente (LS n. 209 ss). Para isso, é urgente uma conversão ecológica “que comporta deixar emergir, nas relações com o mundo que os rodeia, todas as consequências do encontro com Jesus. (…) A conversão ecológica, que se requer para criar um dinamismo de mudança duradoura, é também uma conversão comunitária. Esta conversão comporta várias atitudes que se conjugam para ativar um cuidado generoso e cheio de ternura.” (LS n. 217ss)

Fazer escolhas corajosas através de um estilo de vida sóbrio e sustentável é a atitude central nesse processo de conversão. Isso comporta sobretudo três linhas de ação, segundo o Papa Francisco: a) promover, a todos os níveis, uma educação para o cuidado da casa comum; b) dar ênfase à água e à alimentação; c) substituir os combustíveis fósseis por fontes de energia limpa. Somente através desse caminho poderemos vislumbrar no horizonte um sinal de esperança para superar a crise. Não há dúvidas de que estamos sofrendo as consequências de uma exploração desenfreada do meio ambiente que é já insustentável. O tempo de pandemia nos fez pensar ainda mais profundamente sobre a necessidade de cuidar a Casa comum e adquirir novas atitudes. Esperamos que todos tenha compreendido que “tudo está interligado”, como o Papa procura mostrar constantemente, que somos interdependentes uns dos outros e também dependentes da nossa mãe terra.

Ao longo deste mês de setembro acompanhemos o Papa através das nossas orações, mas sobretudo através de pequenos gestos concretos de conversão ecológica, sinais simples no nosso quotidiano, que unidos a toda a comunidade podem representar grandes transformações. Quem quiser se envolver ainda mais profundamente pode se unir à Plataforma de Ação Laudato Si’ e suas belíssimas iniciativas em diversas partes do mundo. Essa é uma proposta lançada pelo Papa na conclusão do Ano Laudato Si’, no último mês de maio, e coordenada pelo Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral. Trata-se de um desafio a trilharmos juntos um longo caminho de 7 anos de iniciativas à luz da ecologia integral. Consulte o projeto e as linhas guias para fazer parte da iniciativa neste site: www.laudatosi.va

Unamo-nos ao sonho do Papa para a Casa comum, acompanhando-o na viagem que ele próprio nos propõe: “Gostaria de vos convidar a empreender juntos uma viagem. Uma viagem de transformação e de ação. Feita não só de palavras, mas sobretudo de ações concretas e inadiáveis. Chamo-lhe “viagem”, porque requer um “deslocamento”, uma mudança! Desta crise, nenhum de nós deve sair igual e será preciso tempo e esforço para sair dela. Será necessário ir passo a passo, para ajudar os débeis, persuadir os duvidosos, imaginar novas soluções e comprometer-nos a dar-lhe continuidade. Mas o objetivo é claro: construir, na próxima década, um mundo onde possamos responder às necessidades das gerações presentes, incluindo todos, sem comprometer as possibilidades das gerações futuras” (Aos participantes do “Countdown”, 10 outubro 2020).

* Fr. Darlei Zanon, religioso paulino