Comunicação: as experiências eclesiais na Pandemia

Com o início da Pandemia no ano passado e o fechamento das igrejas as atividades presenciais a comunicação teve um papel importante. Preparar as equipes para transmitir as celebrações das missas pelas mídias digitais foi um desafio. Algumas comunidades paroquiais e dioceses já usavam das redes sociais, mas com o isolamento social foi urgente e necessário ir até as famílias. Vencendo os desafios a Pastoral da Comunicação aperfeiçoou as técnicas de comunicação e a proposta é dar continuidade ao uso das tecnologias na pós pandemia.

Ricardo Gomes – Jornalista

Com o avanço do Coronavírus e o fechamento das igrejas as atividades presenciais ir as famílias em isolamento social foi um desafio. E as mídias sociais foi o recurso para que mesmo sem a presença dos fieis na casa comum era necessário atingir as famílias nas suas casas. E foi urgente preparar as equipes da Pastoral da Comunicação para a transmissão das missas. E nesta missão eclesial entra em cena os jovens que ao longo do ano passado aperfeiçoaram as técnicas da comunicação digital e o desafio continua na pós pandemia.

Na cidade de Bom Jesus de Itabapoana (RJ), Diocese de Campos foi uma experiencia positiva na Paróquia do Senhor Bom Jesus. Cecy Maria relata que antes da chegada do Pe. Rodrigo Henrique não existia a Pastoral da Comunicação na Paróquia e conta o grande desafio com a pandemia.

– Os desafios foram e continuam sendo grandes. Como um pouco mais de um ano como Pastoral, estamos conhecendo os desafios e ao mesmo tempo tentando vencê-los. Iniciamos enquanto pastoral em um período de insegurança e incertezas da pandemia, procurando focar sempre nossas publicações com mensagens de evangelização positivas, e assim temos tentado trabalhar até hoje. E finalmente sabemos que comunicamos bem com uma boa arte, um bom designer, uma boa gravação, uma boa transmissão.  Estamos investindo nisso, nosso tempo e coração para melhor comunicar. – declara Cecy.

Novas experiencias

Desde o início foi necessário preparar a Pastoral da Comunicação para estar atenta as pessoas com seus exemplos inspiradores. Cecy declara que já conseguiram avançar, mas é necessário buscar novos conhecimentos.

– Temos buscado ter olhar atento, para compartilhar essas experiências que possam servir de inspiração e conversão para outras pessoas. Asexperiências pessoais estão sendo gigantescas, estimulantes, mas também de grande responsabilidade, pq a Pascom é uma pastoral muito abrangente, um trabalho evangelizador além dos limites territoriais da paróquia, além dos limites do município. É um trabalho para o mundo todo. Com esse desafio, só mesmo um trabalho bem alicerçado na espiritualidade para realizá-lo bem.  – conclui Cecy.