Comunidade da Barrinha em São Francisco celebrou a padroeira Santa Teresa D’ávila
Os fiéis da localidade de Barrinha, na zona rural de São Francisco de Itabapoana, norte do estado, comemoraram na última sexta-feira (15/10), o dia da padroeira Santa Teresa D’Ávila. O momento alta das comemorações na comunidade foi a celebração da Santa Missa, presidida pelo pároco Pe. Alexandro Matos. A comunidade pertence Paróquia da Imaculada Conceição e São Sebastião, com sede no distrito de Barra do Itabapoana.
História – Santa Teresa D’Ávila (ou Teresa de Jesus) nasceu em Ávila, Espanha, no ano de 1515. Proclamada “Doutora da Igreja” aos vinte anos, ingressou no Carmelo de Ávila onde viveu um período no relaxamento, pois muito se apegou às criaturas, parentes e conversas destrutivas, assim como conta em seu livro biográfico. Certo dia, foi tocada pelo olhar da imagem de um Cristo sofredor, assumiu a partir dessa experiência a sua conversão e voltou ao fervor da espiritualidade carmelita, a ponto de criar uma espiritualidade modelo.
Foi grande amiga do seu conselheiro espiritual, São João da Cruz, também Doutor da Igreja, místico e reformador da parte masculina da Ordem Carmelita. Por meio de contatos místicos e com a orientação desse grande amigo, iniciou aos 40 anos de idade, com saúde abalada, a reforma do Carmelo feminino. Começou pela fundação do Carmelo de São José, fora dos muros de Ávila. O seu segredo foi o amor. Conseguiu fundar mais de trinta e dois mosteiros, além de recuperar o fervor primitivo de muitas carmelitas, juntamente com São João da Cruz. Teve sofrimentos físicos e morais antes de morrer, até que em 1582 disse uma das últimas palavras: “Senhor, sou filha de vossa Igreja. Como filha da Igreja Católica quero morrer”.