Conselho do Laicato promove Encontro de Espiritualidade para leigos

O Conselho Nacional do Laicato da Diocese de Campos irá promover nos dias 05 e 06 de outubro, o IV Encontro de Espiritualidade para leigos. O evento acontecerá no Centro Diocesano, no Parque Leopoldina, em Campos. O tema deste ano é a “Lectio Divina – a oração do clero e do laicato” é a leitura orante da Palavra de Deus. Entretanto, você sabe o que é e como pode viver a experiência da Lectio Divina?

O Documento de Aparecida (N. 249) ensina que a Lectio Divina é uma das muitas formas de nos aproximarmos da Sagrada Escritura. Uma forma privilegiada, que nos conduz ao encontro com Jesus-Mestre, ao conhecimento do mistério de Jesus-Messias, à comunhão com Jesus-Filho de Deus e ao testemunho de Jesus-Senhor do universo, em quatro momentos: leitura, meditação, oração e contemplação.

Todos esses momentos continuam nos ensinando o Documento de Aparecida, são semelhantes ao de alguns personagens do Evangelho: Nicodemos e sua ânsia de vida eterna (Jo 3.1-21, a samaritana e seu desejo de culto verdadeiro (Jo 4.1-12), o cego de nascimento e seu desejo de luz interior (Jo 9) e Zaqueu e sua vontade de ser diferente (Lc 19.1-10), todos eles iluminados e recriados quando encontraram Jesus e se abriram à experiência da misericórdia do Pai que nos vem por sua Palavra de verdade e vida. Assim, como nos ensina São Tomás de Aquino, age a Palavra de Deus em nossas vidas, nos apresenta e conduz a viver as coisas divinas em nosso modo usual e humano.

O convite é aberto a toda comunidade, todos são convidados a viver esses dias de vivência espiritual, de leitura orante da Palavra, podendo realizar sua inscrição pelos telefones disponibilizados na divulgação do curso. Gravemos em nossos corações as palavras de São Jerônimo: “Nós comemos a carne e bebemos o sangue de Cristo na Eucaristia, e também o fazemos na leitura das Escrituras”.

Texto: Com informações do Acólito Anderson!

1 Comentário

1. Obrigado Ricardo, pela divulgação do IV Curso d Espiritualidade do Conselho Diocesano d Leigos.