Crianças da Catequese participam de Via Sacra na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador

A Etapa da Catequese da Pastoral da Iniciação à Vida Cristã, da Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador, promoveu no último sábado (09/04), um encontro diferente para as crianças. Ao final do encontro eles participaram, junto com os pais, da Via Sacra cantada, percorrendo as estações dentro da Basílica Menor. O encontro encantou as pessoas que entravam na Catedral. Os encontros acontecem todos os sábados.

A Via Sacra é uma das mais antigas formas de se meditar a Paixão de Cristo. A expressão vem do latim e significa “caminho sagrado”: literalmente falando, nada mais é que o trajeto percorrido por Nosso Senhor com a Cruz às costas, desde o pretório de Pilatos, onde foi condenado à morte, até o Calvário, onde foi crucificado.

A tendência de reproduzir os lugares santos aumentou por causa das Cruzadas (século XI-XIII), a qual proporcionou a muitos fiéis a oportunidade de conhecer os lugares santos e de se beneficiarem da espiritualidade desses locais. Por isso, aumentaram as capelas e monumentos que lembram os santuários da Terra Santa. Essas capelas e monumentos passaram a ser visitados por pessoas que não podiam viajar para a Cidade Santa. Em 1187, apareceu o primeiro itinerário que seguia o caminho percorrido por Jesus. Porém, somente no fim do século XIII, os fiéis passaram a separar a Via dolorosa do Senhor em etapas ou estações.