Tradição Sanjoanense: Semana Santa com tradições preservadas

Em São João da Barra a programação da Semana Santa foi aberta na ultima sexta feira (08/04) com o traslado da imagem de N S das Dores conduzida pela Irmandade de Nossa Senhora das Dores, que saiu da Matriz com destino a Igreja N S da Boa Morte. Uma semana marcada por tradições religiosas preservadas na cidade.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

A programação da Semana Santa foi aberta na sexta feira (08/04) com o traslado da imagem de Nossa Senhora das Dores que saiu da Matriz São João Batista, após a Santa Missa presidida pelo Pe. Michel Bruno Cunha sendo conduzida pelas mulheres da Irmandade de Nossa Senhora das Dores com destino a Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte. Um caminho de fé e de espiritualidade e de contemplação as dores de Maria Santíssima. Fé, cultura e tradição popular preservada na cidade.

A Cidade de São João da Barra (RJ) preserva as tradições da piedade popular na Semana Santa. Procissões, exercícios de fé e de piedade popular revelam uma história de devoção e fé católica presença centenária marcada por igrejas tradicionais e religiosidade. Os exercícios da Semana Santa são revestidos de beleza e de espiritualidade, com histórias devocionais e de evangelização. Toda a programação é realizada na Paróquia São João Batista.

Iniciada em 1730 com a Irmandade do Senhor dos Passos, quando a mesma traz dos países ibéricos costumes já realizados por lá. Em São João da Barra estes costumes foram inseridos, criando uma identidade própria a nossa Semana

Jorge Renato da Silva Amaral Provedor da Irmandade São João Batista destaca que a Semana Santa em São João da Barra, uma das mais completas da região, traz momentos importantes para que se possa meditar os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo e os seus sagrados mistérios: Paixão, Morte e Ressurreição.

– Hoje temos uma semana santa, que mesmo de forma oficial como na Igreja do mundo inteiro começa no Domingo de Ramos, aqui antecipamos um pouco, pois na sexta-feira que antecede Ramos, já temos a “Sexta-feira das Dores” dia esse que acontece a Procissão do Depósito da imagem de Nossa Senhora para outra igreja. São dias importantes para a sociedade sanjoanense, as pessoas aguardam com espírito de fé reviver esses preciosos mistérios. – comenta Jorge Renato.

Segunda – Feira Santa

Dia 11 de Abril

Às 18:30, na Igreja Matriz, Santa Missa.

Às 19h, Na Igreja Matriz, Solene Oficio de Trevas.

Terça -Feira Santa

Dia 12 de Abril

Às 19h, na Igreja Matriz, Santa Missa.

Às 20h, Procissão do Fogaréu – com saída da Igreja de São Pedro passando pela Igreja de São Benedito, Igreja Matriz de São João Batista e Igreja Nossa Senhora da Boa Morte.

Quarta -Feira Santa

Dia 13 de Abril

Às 19h, Piedosae dolorosaProcissão do Encontro, seguindo-se a Santa Missa na Igreja Matriz de São João Batista.

– A veneranda imagem de Nosso Senhor dos Passos sairá da Igreja Matriz.

– A veneranda imagem de Nossa Senhora das Dores sairá da Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte.

Quinta -Feira Santa

Dia 14 de Abril

Solene Tríduo Pascal

Dia da Instituição da Sagrada Eucaristia e do Sacerdócio Ministerial.

Às 19h, Santa Missa da Ceia do Senhor, Cerimônia do Lava-Pés, seguindo-se a adoração ao Santíssimo Sacramento.

Sexta -Feira da Paixão do Senhor

Dia 15 de Abril

Dia de Jejum, abstinência e silencio – “O Cordeiro é imolado”

Às 06h, Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Às 15h, Na Igreja Matriz, Solene Ação Litúrgica da Paixão do Senhor, Leitura Solene da Paixão, Adoração do Cristo na Cruz e distribuição da Santíssima Eucaristia.

Às 19h, Na Igreja Matriz, com espirito de recolhimento e contrição, a Piedosa e Solene Procissão do Enterrodo Senhor.

Sábado Santo

Dia 16 de Abril

Às 20h, Na Igreja Matriz, Solene Vigília Pascal: Benção do Fogo Novo, Preparação do Círio Pascal, canto do “Exultet”, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística.

Obs: Solicitamos que os fiéis tragam suas velas para a vigília Pascal.

Domingo de Páscoa

Dia 17  de Abril

Às 06h, Na Igreja Matriz, festiva Procissão da Ressurreição do Senhor.

Às 07:30, Na Igreja Matriz, Santa Missa de Páscoa.