Criatividade Pastoral e cerimônias transmitidas pelas redes sociais

Mesmo sem participação dos fieis que acompanharam de suas casas as Cerimônias da Semana Santa na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Italva preservaram as tradições e a piedade popular. Momentos de reflexão com as missas desde o inicio da Quaresma transmitida pelas páginas das redes sociais e transmissão pela Rádio Aliança.

Criatividade Pastoral e mantendo as orientações das autoridades sanitárias e os Decretos do Bispo Diocesano Dom Roberto Francisco. Os fieis de suas casas participaram ativamente. Uma Quaresma e Semana Santa reunindo as famílias para celebrar. O Pároco Pe. Maxiliano Barreto mobilizou os jovens Lucas Souza Cruz, 17 anos, e Taiwani Caetano da Silveira, 18 anos, em Conjunto com Lohan Amorin e Erivelton Mendes da Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição para as transmissões pelo Facebook. E a resposta foi imediata e despertando talentos.

– Este ano tive a oportunidade e o desafio de participar da Pastoral da Comunicação. Aprendemos muito nesse tempo e pude atender a necessidade de fazer as transmissões das missas na Quaresma e na Semana Santa com a certeza que fizemos Jesus chegar aos corações das pessoas e as famílias que não podiam estar na igreja. Foi cansativo, mas fiz minha parte, vencendo desafios e ao mesmo tempo aperfeiçoar essa missão que assumo. – comenta Lucas

O Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco destaca a importante da construção de uma igreja articulada, de portas abertas para a realidade e as famílias e para o povo. Temos de caminhar para ser uma igreja que convive com as mídias por ter conteúdos que passam valores e ser protagonista do mundo que é uma aldeia global.

– Ser uma igreja que promove a comunhão e a comunicação que bem do Senhor Ressuscitado. – disse Dom Roberto.

Emoção e esperança

Nas lembranças fieis se emocionaram ao recordar o ano passado. Na sexta feira santa a Procissão do Senhor Morto e na chegada a tradicional Via Sacra apresentada pelos jovens. Este ano a experiência de ficar em casa nada mudou na fé e esperança dos fieis. Nos corações a certeza que tudo serviu de experiências e da família, Igreja domestica.

– Com o momento de isolamento devido à pandemia do coronavírus, nós católicos vivemos uma situação inédita durante uma das mais importantes datas da nossa religião. Mas com fé e transmissões online podemos reviver dentro de nossas casas a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Ele venceu a morte e é essa esperança que permanece viva em nosso coração. Esperança essa que também nos faz crer que com fé, oração e prevenção seremos vitoriosos sobre esse vírus para que possamos nos reunir novamente. – destaca Verônica Madureira.

Um mundo em conexão e na esperança da construção da civilização do amor

A experiência da Semana Santa deste ano importante para a Igreja. O Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco ressalta que e constatar dois cenários que a Igreja sempre teve a preocupação desejo de estar presente. E a conexão das famílias com a igreja como uma rede de comunidades e de famílias.

– Uma das constatações e experiências mais ricas da Semana Santa de 2020 é constatar que a Igreja começa, a saber, comunicar através dos meios de comunicação que não é apenas um instrumento, e um lugar virtual que esta conectado com todo o mundo e que tem uma velocidade e uma lógica diferenciada. Por isso eu digo que é tão importante esse aprendizado nesse isolamento físico que nos abriu os olhos para conexões muito mais ricas do que estávamos acostumados. – disse Dom Roberto.

A liturgia perdeu no sentido de ritualidade sem perder o sentido de comunicação que para os cristãos é a noticia que o Verbo se fez carne, destaca Dom Roberto que veio habitar no meio da humanidade e usa a língua que deve ser usada e das redes sociais.

– Se as redes sociais se tornam essa ambiência cristã e propicia para semear a Palavra que é ponte e canal e infovia evangelizadora. Esta semana Santa foi um avanço para a Igreja e muitas vezes aquilo que considerávamos um empecilho, um obstáculo para a evangelização se torna uma catapulta, uma alavanca que nos lança a águas mais profundas. Que este aprendizado de buscar novas conexões e sermos uma igreja interligada e sermos uma igreja que é rede de famílias e se perlongue e ao vencer as ameaças neste tempo de Coronavirus possamos ocupar espaços maiores que possam proporcionar a certeza da catolicidade do mundo unido, fraterno e que possa construir a civilização do amor. O Cristo Ressuscitado que ascende aos céus e o Cristo que comunica e entra em comunhão com todas as coisas e todas as pessoas. – conclui o bispo.

Ricardo Gomes (Diocese de Campos / CNBB – Regional Leste !)

1 Comentário

1. Agradeço ao bom Deus por me ter dado força, caridade, amor e perseverança na fé para suportar este desafio nunca experimentado, situação inusitada não só para mim, mais para toda humanidade. Foi difícil? Foi. Foi emocionante? Foi. É a mesma coisa? Não. Mas pela nossa fé nós fazemos com que seja, para não sofremos mais do já estamos sofrendo com esse distanciamento social. Jesus venceu o pecado e a morte e nós com Ele venceremos esta situação catastrófica do momento. Deus é e sempre será MAIOR!