Cuidar dos pobres: Obra Social São João Batista realiza ação social e evangelizadora

Alimentar os pobres, mas ajudar a transformar vidas e evangelizar. A Obra Social São João Batista, no Bairro do Capão, zona urbana em Campos dos Goytacazes (RJ) atende a 60 famílias cadastradas, que recebem mensalmente cestas básicas. Além das cestas, a Obra evangeliza e oferece serviços, dando enfoque à evangelização.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Com a Pandemia aumentou o número de famílias em vulnerabilidade social e econômica em todo o município. A Obra Social que funciona na Paróquia São João Batista, no Bairro do Capão, Campos dos Goytacazes atende com cestas básicas a 60 famílias cadastradas, que recebem atenção básica com serviços. Cuidados com saúde, atendimento jurídico e momentos de oração e de evangelização. As ações são realizadas mensalmente e atende a todos da comunidade.

A missão de cuidar e evangelizar é um dos compromissos da ação realizada na paróquia pelo Pe. Fábio de Melo Ferreira Dias destaca a importância do cuidado, mas a urgência de evangelizar. Além das ações sociais, o sacerdote reúne os fiéis e as famílias assistidas para momentos de espiritualidade. O sacerdote chama a atenção para a oração e a ação de transformar as realidades e promover uma igreja em saída.

– Cada mês temos uma atividade, com idosos fazendo uma atividade física, um momento de oração, de formação com eles, temos também o reforço escolar para crianças, adolescentes, jovens e adultos. Temos a presença da justiça itinerante na última sexta feira de cada mês para realizar esse trabalho com as famílias que não tem documentos ou que precisam tirar uma segunda via ou tirar uma identidade e toda a orientação para casamentos de forma gratuita – relata Pe. Fábio.

Cuidar e amar

Com a Pandemia, a Obra Social São João Batista atendeu a todas as famílias em vulnerabilidade na comunidade, mas com o aumento do desemprego e as dificuldades enfrentadas pelas famílias, continua ajudando com alimentos às famílias cadastradas. Um papel da igreja que cuida dos pobres. Cuidar, amar e evangelizar é um desafio que a comunidade eclesial enfrenta todos os dias.

A Assistente Social Magali Dias de Oliveira, recorda a luta para atender as pessoas em vulnerabilidade social e econômica durante a Pandemia. A Obra Social teve de ampliar as doações, mas nunca deixou as 60 famílias cadastradas sem o alimento. Para a Assistente Social foi um grande desafio, e atualmente procura atender as necessidades além das cestas básicas distribuídas mensalmente. Cuidar e amar os mais necessitados é uma luta constante de ajudar nas necessidades básicas e evangelizar em todas as ações.

Fotos : Milena Rangel Lira