Carlo Acutis, exposição do corpo incorrupto em Assis

www.pt.aleteia.org

Com esta motivação, o bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino, explica a exposição do corpo incorrupto do jovem Venerável, a partir de 1 de outubro, dentro do Santuário da Espoliação, em Assis, no final da celebração da Missa. “No dia da beatificação levaremos uma relíquia ao local da celebração, mas o seu corpo ficará aqui até 17 de outubro”.

No mesmo período, a diocese organizou um rico calendário de eventos sobre a figura de Carlo Acutis, falecido aos 15 anos com fama de santidade. Haverá orações, celebrações litúrgicas e momentos de animação cultural (Vatican News).

A abertura do túmulo, junto com os eventos paralelos, também permite controlar o número de fiéis que chegarão a Assis, favorecendo assim o atendimento às necessidades impostas pela situação de emergência sanitária.

“Para a beatificação – afirma dom Sorrentino – são esperadas mais de 3.000 pessoas. E os pedidos de participação são contínuos porque há muitas pessoas em todas as partes do mundo que conhecem esta história e se sentem atraídas por ela”.

Programação

O Santuário da Espoliação, em Assis, está aberto das 8h às 22h todos os dias, com prorrogação até a meia-noite de 9, 10, 11 de outubro. Por conseguinte, na sexta-feira, 2 de outubro, inauguram-se, na Catedral de San Rufino e Santa Maria degli Angeli, as duas exposições, uma sobre os “Milagres Eucarísticos” e outra sobre as “Aparições Marianas”. À noite acontece um evento online dedicado aos jovens com o título: “Bem-aventurado: escola da felicidade com Carlo Acutis”, da pastoral juvenil regional.

No sábado, 3 de outubro, às 21h, no Santuário da Espoliação, acontece a visita dos bispos para veneração do corpo de Carlo Acutis. Já no dia 5 de outubro prevê-se um momento de testemunho da mãe do jovem, Antonia Salzano, e de alguns amigos de Carlo que moram em Assis.

No dia 6 de outubro, às 17h, na Sala da Espoliação, haverá uma conferência com Dom Sorrentino. Na tarde do dia 8 de outubro, no Santuário da Espoliação, acontece a apresentação do livro da jornalista Safiria Leccese (Mediaset), intitulado “A riqueza do bem”.

E no dia 9 de outubro, véspera da beatificação, haverá vigília de oração em Santa Maria degli Angeli, na presença do bispo auxiliar de Milão, Dom Paolo Martinelli e do presidente da Conferência Episcopal da Úmbria (CEU), Dom Renato Boccardo, e animada pela pastoral juvenil diocesana. Nessa circunstância toda Assis se tornará a “Cidade Eucarística” com momentos de adoração em várias igrejas do centro histórico.

Rumo aos altares

Nesse sentido, a cerimônia de beatificação, no sábado, 10 de outubro, poderá ser acompanhada por telões dispostos em várias praças. No domingo, 11, no Santuário da Espoliação, às 11h, o ministro geral dos Frades Menores Capuchinhos, pe. Roberto Genuin, presidirá a missa. No dia 12 de outubro, dia da memória litúrgica do Bem-aventurado Carlos Acutis, o Dom Sorrentino celebrará às 18 horas.

Na manhã do dia 13 de outubro, haverá momento de reflexão na Sala da Espoliação: “Eucaristia e doença, quando o sofrimento é luz”. À tarde, às 18h, o presidente do CEU, Mons. Boccardo, preside a missa.

Por conseguinte, a conferência intitulada “Carlo Acutis e a economia digital” acontece dia 16 de outubro na Sala Papal de San Francesco. Terá a participação do Padre Paolo Benanti, professor da Pontifícia Universidade Gregoriana, Luca Tomassini, fundador da Vetrya, e Giovanna Melandri, presidente da Human Foundation.

Por fim, o período de veneração ao jovem Beato terminará no dia 17 de outubro, às 10h30, com a missa no Santuário da Espoliação. Será presidida por Dom Sorrentino com a participação de todos os representantes diocesanos. No final, o túmulo do beato será fechado.