Da Ação à Solidariedade: Coleta Seletiva e a Geração de Renda

Em Itaperuna, Noroeste do Estado do Rio de Janeiro a ação da Pastoral da Cidadania promove ações de cuidado com meio ambiente e a solidariedade com geração de renda as pessoas carentes. No Dia Mundial do Meio Ambiente foi reformado o Eco Ponto para a realização da Coleta Seletiva de Lixo na cidade, criando oportunidade de geração de renda com destinação do material arrecadado a Cooperativa de Catadores, que atende a 15 famílias cadastradas na entidade.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Localizada no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, Itaperuna de acordo com ultimo Censo do IBGE possui uma população de 103.223 mil habitantes e aproximadamente 3000 toneladas de lixo(resíduos sólidos) por mês, e não difere da maioria das cidades do Brasil no que diz respeito a saneamento referente a tratamento de esgotos e destinação dos resíduos sólidos, pois 100% do esgoto é lançado in natura nos córregos e rios, 97% do lixo, é jogado no Lixão da cidade a um custo mensal de aproximadamente 1 milhão.

. O Projeto Coleta Seletiva Solidária desenvolvida pela Pastoral da Cidadania da Diocese de Campos / RJ. Uma campanha educativa que busca conscientizar a população sobre os resíduos sólidos destinados aos pontos instalados no município que promovem o cuidado com o meio ambiente e a geração de renda para 15 famílias cadastradas na Cooperativa de Catadores, trazendo beneficio social e movimentando a economia da cidade.

– Somente 3% dos resíduos sólidos é reciclado, sem nenhum investimento público, por iniciativa de Catadores de Recicláveis que fazem isso com apoio de cidadãos e cidadãs, empresas, Igrejas e outras instituições, com pouquíssimo apoio do poder público municipal, que se restringe a cessão a Associação de Catadores de um caminhão (doado pelo INEA ao Município) em  Comodato e sem nenhuma ajuda de custo.- destaca o Diácono Permanente Francelino da Silva Junior.