Debate sobre Violência contra a mulher no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
O Santuário recebeu, nessa noite da última segunda-feira (09/09), a Dra. Sana Gimenes, palestrando sobre “Violência contra a mulher e feminicídio”. Após acolhimento e apresentação feita pelo Pe. Fagner Dalbem, C.Ss.R., o Bispo Dom Roberto Ferreria ressaltou que é papel do magistério da Igreja ensinar que a mulher não deve viver em desigualdade, abrindo oficialmente o debate.
A socióloga iniciou a palestra destacando que a questão de gênero perpassa todas as identidades sociais e sublinhou a importância da Igreja estar abrindo espaço para a discussão do tema e que é preciso uma organização da sociedade civil por meio da Igreja, ONGs, Entidades para que as políticas públicas sejam difundidas e realmente implementadas.
O tema trouxe ao debate aspectos sociais, comportamentais, políticos e jurídicos, em mesa redonda que também teve a participação da presidente da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia Dra. Vanda Vasconcelos, da representante da OAB Campos Dra. Kelly Viter, e mediação da universitária Sabrina Costa.
Além das convidadas à mesa redonda, houve a participação de Mariana Lontra Costa, superintendente de Justiça da Prefeitura de Campos e de Anne Caroline Cardoso, representante da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
O encerramento se deu com os agradecimentos feitos por Ricardo Gomes, representante da PASCOM da Diocese, e com a oferta de rosas vermelhas, abençoadas pelo Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco e oferecido às mulheres presentes.
Texto e Fotos: Virgínia Lemos (PASCOM / Santuário N S do Perpétuo Socorro)