Dez anos de pastoreio na planície campista

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

Bispo Diocesano de Campos

No dia 30 de julho de 2011, na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conhecida como Convento, tomei posse como o sétimo Bispo Diocesano de Campos. Encontrei uma Circunscrição caracterizada pela sua extensão, a maior do Regional Leste 1, localizada no Norte e Noroeste do Estado, de intensa vida espiritual e litúrgica, celeiro de vocações, e conhecida por ter superado a rachadura cismática que resistia à aplicação do Concílio Vaticano II.

Fui muito bem acolhido pelo meu antecessor, Dom Roberto Guimarães, e por Dom Fernando Rifam, prelado da Administração Apostólica, que me ajudaram e me fizeram sentir-me em casa. Minha gestão eclesial coincidiu com a renúncia do Papa Bento XVI e com a eleição e início do iluminado pontificado do Papa Francisco. Com a ajuda e colaboração do clero, presbíteros, diáconos permanentes, religiosos (as), consagradas (virgens e viúvas), e um laicato atuante e presente, conseguimos colocar em andamento algumas iniciativas que vieram somar e dar continuidade e impulso à caminhada eclesial.

Na área administrativa, conseguimos a centralização canônica e financeira; a legislação do primeiro sínodo diocesano, unificando normas e orientações pastorais; a criação do Tribunal Diocesano; e a Reforma do Prédio da Nova Mitra. No plano espiritual e da vida eclesiástica, vieram novos institutos religiosos: carmelitas servas dos pobres, que abriram casa de formação na Diocese; Irmãos da Caridade (mercedários); acolhemos uma irmã eremita; recebemos a profissão de numerosas consagradas de vida individual (viúvas e virgens); aumentou sensivelmente o diaconato permanente (de três para mais de quarenta membros); e a formação presbiteral teve todas as suas etapas em Campos, fortalecendo o Seminário.

No âmbito pastoral e missionário, foi criado o CNLB (Conselho Nacional do Laicato do Brasil); iniciou-se a Caritas Diocesana; e desenvolveram-se as pastorais sociais, entre estas: Pastoral da Fé e Cidadania; da Ecologia Integral; Thalita Kum (das pessoas em prostituição); Pastoral Afro-brasileira; dos Moradores de Rua; e a Pastoral Familiar e o ECC sediaram o 17º Encontro da Região Leste, em Campos.

Foram realizadas a Quinta Semana Social Brasileira e a Romaria da Terra e da Água, em Campos; além de vários Fóruns de Fé e Cidadania, em Itaperuna. São sementes de futuro, de uma colheita abundante, que celebraremos com muito ardor e alegria o 04 de dezembro de 2022. Deus seja louvado!