Diáconos do Vicariato Noroeste promovem um dia de confraternização

Os diáconos permanentes do Vicariato Noroeste promoveram, neste domingo (03/12), uma confraternização no município de Laje do Muriaé. O encontro também foi um momento de comemoração por mais um ano de serviço à Igreja. Durante o encontro também foi comemorado os 13 anos de ministério do diácono Maurício Telles. “Um dia muito agradável de lazer, descanso e convivência fraterna entre o Diacônio do Vicariato Noroeste, que por sua vez, agradece à acolhida do Diácono Walas e seus familiares que organizaram este momento alegre e festivo! Que Deus abençoe nossos Diáconos e seus familiares, concedendo-os um ministério sempre fecundo e feliz”, declarou o diácono Heberty.

O diaconado permanente é um ministério que já esteve presente nos primórdios da Igreja. Sete homens “de boa reputação, repletos do Espírito de sabedoria” (At 6,1-6), foram escolhidos para serem os primeiros diáconos. São ordenados para o serviço da Palavra, da caridade e da liturgia, especialmente para os sacramentos do Batismo e do Matrimônio; também para acompanhar a formação de novas comunidades eclesiais. As primeiras orientações sobre a formação dos diáconos e sobre o estatuto jurídico foram propostas por São Paulo VI, em 1967, e, posteriormente, retomadas pelo Código de Direito Canônico, em 1983. Os diáconos permanentes são pais de família, com vida matrimonial estável, com mais de 35 anos. Devem ser participantes assíduos da comunidade. Só podem ser admitidos candidatos que participem ativamente da comunidade, com uma boa caminhada formativa e espiritual e que sejam aceitos pelos irmãos da comunidade. Sua esposa deve concordar e participar ativamente.