Diáconos transitórios participam de encontro mensal de formação no Seminário Diocesano

Nesta segunda-feira (14/08), foi realizado no Seminário Diocesano Maria Imaculada, em Campos, o encontro mensal de formação dos diáconos transitórios. Neste mês de agosto, dedicado às vocações, o convidado para palestrar foi o Pe. Rogério Cabral Caetano, atual vigário forâneo da Forania de Natividade no Vicariato Noroeste, pároco da Paróquia São Sebastião e Santa Filomena, na cidade de Varre-Sai, além de representante dos presbíteros após a criação da Pastoral Presbiteral da Diocese de Campos. Durante o encontro foi abordado com os diáconos sobre as mudanças na terceira edição do Missal Romano.

O Pe. Rogério ainda abordou diversos aspectos práticos sobre a celebração da Santa Missa. Os diáconos Lucas Cuba, Wanderson Moura e Deivison Gomes serão ordenados presbíteros no dia 11 de novembro, na Catedral Diocesana Basílica Menor do Santíssimo Salvador, no Centro de Campos. “Abordamos a importância da Celebração Eucarística, que além de fazer parte da essência do padre, mas o microfone e a liturgia fazem parte da vida do sacerdote. O padre tem que saber celebrar a Missa na Igreja Matriz, mas também saber trabalhar a diversidade em comunidades que exigem mais do sacerdote. A Missa de Paulo VI  bem celebrada é um verdadeiro tesouro”, afirmou o Pe. Rogério.

As comunidades e paróquias de todo o Brasil têm até o início do próximo ano litúrgico, no Tempo do Advento, para se adaptar aos textos. A 3ª edição do Missal Romano foi aprovada pela Santa Sé no final do ano passado, após 19 anos de trabalho coordenado pela Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos. Nele estão às orações de orientações para celebrações das missas por se tratar de um livro tão importante para os sítios litúrgicos elas precisa sempre estar atualizado e foi por isso que foi lançado e traduzido a terceira Edição do Missal Romano que passará. a ser de uso obrigatório para toda a Igreja no Brasil.