Vigília Pascal reúne fiéis na Catedral do Santíssimo Salvador

Vigília Pascal presidida pelo Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco com participação expressiva de fiéis na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador.
Texto e Fotos: Antônio Filho – Comunicação Diocese de Campos
A Solene Vigília Pascal, realizada na noite deste Sábado Santo (30), na Catedral do Santíssimo Salvador, foi conduzida pelo Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco. Com as luzes do templo apagadas, a celebração começou com a bênção do fogo novo, que iluminou Círio Pascal – que representa Cristo Ressuscitado – e, por meio de sua chama, todos os presentes acenderam suas velas.
Após as leituras, a celebração continuou com a liturgia batismal, quando os fiéis presentes receberam o sacramento do Batismo, confirmando sua entrada na Igreja e sua fé em Cristo. Por meio da Eucaristia, todos celebraram a ressurreição de Cristo.
“Jesus, o Pastor Cordeiro, o Servo Cordeiro que se entregou como vítima agradável ao Pai pela nossa redenção, venceu. Está vivo, para reconciliar todas as pessoas e criaturas na Nova Criação, na Nova Jerusalém. Todo o universo celebra o grandioso dia, a manhã de plenitude da humanidade nova. A partir da aurora pascal tudo muda, somos convidados ao banquete da vida sem fim, da fraternidade sem mais barreiras nem limites. Alegremo-nos e rejubilemo-nos, pois somos corressuscitados e renascidos em seu Sangue Redentor”, disse Dom Roberto.
A Vigília Pascal foi concelebrada pelo pároco da Catedral e vigário-geral da Diocese, Monsenhor Leandro Diniz e pelo vice-reitor do Santuário Diocesano Maria Imaculada, Pe. Raphael Ferreira. O diácono permanente José Lúcio Ferreira conduziu o Círio Pascal. Leituras e cânticos foram feitos por seminaristas e ministros da palavra.