Diocese de Campos abre inscrições para novos alunos da Escola Mater Ecclesiae

Ao final do curso é emitido um certificado reconhecido pela Mitra Diocesana de Campos. Dentre as matérias estudadas estão Teologia Moral, História da Igreja, Escatologia, Doutrina Social da Igreja, Direito Canônico, Pastoral da Comunicação, Liturgia, dentre outros.

A Escola Eclesiástica de Estudos Bíblicos e Teológicos “Mater Ecclesiae” está com inscrições abertas para novos alunos. A Escola, que pertence à Diocese de Campos, vai iniciar o período letivo no dia 4 de março, com aulas às segundas e terças-feiras, nas dependências da Escola Sagrada Família, que fica no Santuário Redentorista Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Parque Rosário, em Campos. O objetivo da Escola “Mater Ecclesiae” é capacitar o leigo cristão, como católico consciente. O curso é adequado para professores, catequistas e agentes de pastorais e movimentos, pois proporciona formação acadêmica na Fé Cristã Católica. Para se inscrever clique no link.

O curso tem um papel fundamental na formação do leigo consciente, para atuar junto a comunidade no qual está inserido. De acordo com o professor e diretor da Escola, Pe. Márcio André, ao final do curso é emitido um certificado reconhecido pela Mitra Diocesana de Campos, nome jurídico da Diocese. Para o Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, a formação do laicato é um dos pontos mais importantes do Concílio Vaticano II, que completará 60 anos em 2025. “A Escola tem se caracterizado por formar leigos, conscientes solidários e especialmente leigos que possam atuar, não apenas na Igreja, mas levar uma formação doutrinal, pastoral na doutrina social para a sociedade. Afinal os leigos são o sal da terra e luz do mundo. Se você quer ser um leigo qualificado para ser uma liderança católica, presente na Igreja e no mundo, venha participar da Escola Mater Ecclesiae. Você merece, é um direito formar-se bem para servir a Cristo na Igreja”, declarou Dom Roberto Francisco.

Histórico – Em 16 de março de 1992, Dom João Corso oficializou, a nível diocesano, a criação da Escola Eclesiástica de Estudos Bíblicos e Teológicos “Mater Ecclesiae”, filiada a Escola Superior de Catequese “Mater Ecclesiae” da Arquidiocese do Rio de Janeiro, sendo o Coordenador Geral o então Professor Pe. José Geraldo e Diretor Executivo Professor Paulo Carneiro. O sistema de avaliação continuava o mesmo, bimestral, com aprovação semestral por Módulo, no mesmo período noturno e a duração do curso seria não mais de três (3) anos, como no Rio, mas sim de três anos e meio, pois algumas matérias sofreram alteração na sua estrutura, devido dificuldades de assimilação por parte dos alunos, ampliando o número de módulos, como Sagrada Escritura e Teologia, não sem antes solicitar autorização de Dom Estevão, após, exposição de motivos.